Famílias

Por 26 de julho de 2021 Sem comentários

Qual é a escola ideal para o(a) seu(sua) filho(a)? Fazer uma escolha assertiva é mais importante agora do que nuncaPara as famílias com filhos(as) em idade escolar, o coronavírus tornou essa temporada de volta às aulas pouco comum. A busca por saber como e onde os alunos devem aprender e do que precisam para ter sucesso acadêmico, social e emocional é longa. Em 2020, os calendários acadêmicos foram alterados, e algumas aberturas foram atrasadas ou foram realizadas virtualmente. Ao fim, fica a dúvida, qual seria a escola ideal para que as crianças e jovens saiam desse momento sem prejuízos?

LEIA TAMBÉM: Metodologias de Ensino no Brasil.

As decisões sobre onde seu(sua) filho(a) estudará são muito pessoais e já costumam ser difíceis. É comum que os pais fiquem ansiosos para tomar a decisão certa; imagine após o momento da escolha. Com tantas escolas oferecendo ambientes, estilos de ensino e filosofias diferentes, a experiência pode parecer avassaladora. Seja para iniciar a Educação Infantil, seja para mudar de escola o estudante de Ensino Fundamental e Médio, é importante se informar bastante até achar a instituição certa.

Como escolher a escola do(a) meu(minha) filho(a)?

Comece entendendo o seu filho/a sua filha, descobrindo que tipo de aluno(a) ele(a) é e em que ambiente provavelmente terá sucesso. Assim, ficará mais fácil pensar nos passos seguintes. A partir daí, com melhor compreensão da criança ou do jovem, o próximo passo é avaliar as necessidades de sua família.

Se a escolha da escola ideal para você vai além da localização, pense no que funcionará melhor para a personalidade, os pontos fortes, as necessidades e os interesses de seu(sua) filho(a). Você também pode considerar como as culturas e os valores das diferentes escolas se encaixam nos valores de sua família e na vida familiar.

Comece a avaliar escolas

Agora é hora de olhar para as escolas que te interessam e conhecer o que elas têm a oferecer. Muitos pais começam visitando e usando os sites das instituições para fazer uma pesquisa prévia, que fornece uma visão geral daquilo que está disponível e acessível para seus filhos. Outra forma de pesquisa é acessar a plataforma da Sua Escola Ideal e conferir as páginas das escolas que estão no seu radar ou conhecer novas instituições, utilizando filtros que facilitem a busca.

É possível delimitar a pesquisa por CEP, bairro, estado, cidade, tipo de rede, nível de ensino e valores médios de mensalidade. Também é possível fazer uma busca focada em serviços e produtos e encontrar escolas de idiomas e outros serviços educacionais complementares.

Visite escolas em potencial

Depois de criar uma lista restrita de escolas, você estará pronto para começar a conhecer as instalações. A maioria das escolas oferece passeios presenciais ou virtuais para ajudar as famílias a conhecerem melhor seus programas e ambientes. Esse é um bom momento para estabelecer quais são os desejos e as expectativas que vocês, como pais, têm em relação à escola ideal e quais são as expectativas da escola em relação aos seus alunos.

Aqui estão algumas outras coisas em que você pode pensar para definir qual é a escola ideal:

• Você está interessado em uma filosofia de ensino específica por exemplo, a Montessoriana?
  • Quesitos como localização, custo ou dificuldade de locomoção afetam você?
  • A escola é pequena ou grande? Qual é o tamanho mais adequado para seu(sua) filho(a)?
  • Quais instalações a escola tem a fim de apoiar a aprendizagem de seu(sua) filho(a) playgrounds, biblioteca, programas de música, clubes e equipes esportivas?
  • A escola melhorou seus resultados acadêmicos nos últimos anos?
  • E quanto ao seu desempenho em outras áreas, como artes, esporte ou envolvimento com a comunidade?
  • Que oportunidades existem para o envolvimento da família com a escola, e como a comunicação entre a casa e a escola é administrada?
  • Como a escola está conectada com a comunidade local?

No fim das contas, as famílias precisam ouvir seus filhos e confiar em seus próprios instintos para escolher a escola ideal.