EscolasEstudantesFamílias

A importância do engajamento da família na educação dos(as) filhos(as)

Por 15 de junho de 2021 Sem comentários

A importância do engajamento da família na educação dos(as) filhos(as)O ensino remoto gerou muitos desafios, especialmente quando se trata de envolver alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os educadores fizeram e seguem fazendo grandes esforços para esta dinâmica funcionar. Embora seja importante pensar no engajamento focado nos estudantes, para que ele ocorra com efetividade, também é preciso expandir e incluir a família na escola. Em qualquer segmento da Educação, especialmente em modelos remotos ou híbridos, o envolvimento dos alunos com o aprendizado começa com o incentivo de seus responsáveis.

Afinal, qual é o indicador mais preciso de desempenho acadêmico? Não é o nível socioeconômico, nem o prestígio da escola que a criança ou o adolescente frequenta. O melhor indicador do sucesso de uma trajetória escolar de qualidade é definir até que ponto as famílias incentivam o aprendizado em casa e se envolvem na educação dos estudantes. Quando os pais estão engajados na vida escolar das crianças ou dos adolescentes, os alunos têm o apoio doméstico e o conhecimento de que precisam não apenas para terminar suas tarefas, mas também para desenvolver um eterno amor pelo aprendizado.

Mais participação da família na escola

Com todos em casa, as relações entre educadores e pais e/ou responsáveis ​​ganharam novos contornos, já que a presença física do professor foi substituída pela da família. Seja de boa vontade, seja relutantemente, os cuidadores estão se envolvendo em um novo papel, que exige mais ação do que nunca. A efetividade dessa relação família e escola já teve seus resultados avaliados. Segundo uma pesquisa Datafolha, encomendada por Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures e realizada com 1.021 pais e/ou responsáveis de estudantes entre 6 e 18 anos, 51% dos responsáveis consideram que estão participando mais da educação dos estudantes no período da pandemia.

Este índice sobe para 58% na região Sul, 57% no Centro-Oeste e 58% entre os responsáveis com mais escolaridade contra 47% entre os que têm Nível Fundamental. Além disso, o levantamento apontou que 71% dos entrevistados têm valorizado mais o trabalho desenvolvido pelos professores e 94% consideram ser muito importante que os docentes estejam disponíveis para correção de atividades e esclarecimento de dúvidas durante as aulas não presenciais.

Como essa relação pode desenvolvida?

Os professores que se concentram no envolvimento da família na escola costumam observar uma mudança profunda em suas salas de aula. Quanto mais os pais se envolvem na educação dos filhos, mais motivados eles se tornam. Da mesma maneira, suas notas aumentam, tal como o bom comportamento observado. Acontece que muitos querem ajudar seus(as) filhos(as), mas não sabem como. Eles  precisam de ajuda para entender como trabalhar esse envolvimento. É papel da escola ajudar fornecendo um caminho claro e, de preferência, por áreas específicas. Ou seja, não deixe dúvidas ao explicar os detalhes de como eles podem apoiar filhos ou filhas e também que a parceria estabelecida depende do entendimento mútuo de que nem o professor, nem os pais precisam agir sozinhos. As reuniões de classe são o momento ideal para essa conversa.

Porém, envolver a família na escola​​ requer mais do que direção. Quando os alunos não estão nas aulas ou após o horário escolar, muitos responsáveis ​​podem fornecer-lhes suporte acadêmico, mas eles não são educadores treinados; então, isso exige um investimento de tempo dos professores. É interessante que os pais peçam aos estudantes que revisem o conteúdo e ajudem os discentes a se manter concentrados em sua resolução. Uma ideia é passar checklists semanais diretamente aos pais, com uma breve explicação dos conceitos introduzidos. O tempo gasto com as famílias ​​tem um poder imenso de produzir resultados diretos no engajamento dos alunos.

E não são apenas os jovens que se beneficiam do envolvimento da família na escola: pais e professores também. Os professores podem preparar os pais para ajudar na lição de casa ou a explicar conceitos acadêmicos para seus filhos. E os pais engajados tendem a ter em alta conta os professores, o que melhora o relacionamento e a qualidade de interação com a escola. Saber mais sobre a vida familiar de um aluno também pode ajudar os professores a preparar aulas que se adaptem melhor às suas necessidades. Claro que muitos pais e/ou responsáveis ​​têm mais de um aluno em casa, além de outras obrigações no dia a dia; ser realista sobre até que ponto a participação da família na escola ocorrerá também é importante. Esses pais e responsáveis ​​querem ajudar seus filhos ou filhas a aprender, mas o papel principal de educador permanece atrelado aos profissionais treinados.