Mapa Mental

Divisão celular, mitose e meiose: Mapa mental e resumo de Biologia

Por 14 de agosto de 2020 Sem comentários

A divisão celular é o mecanismo pelo qual as células se multiplicam, dando origem a outras células. Durante a divisão celular, acontecem dois aspectos importantes: a divisão do núcleo (cariotomia ou cariocinese) e a divisão do citoplasma (citocinese ou citodierese). Este processo é feito em duas etapas:

Mitose

A mitose é uma forma de divisão celular essencial para nosso desenvolvimento, crescimento e reposição de células perdidas.

Seu início acontece com uma célula diplóide (2n), que possui o número total de cromossomos da espécie (no caso dos humanos, 46). Ela passa por um período de grande atividade metabólica, denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético. Só depois começa a fase de divisão.

Fases da mitose:

  1. Prófase: a cromatina (material genético) começa a se espiralizar, transformando-se em cromossomos com duas cromátides-irmãs. Os centríolos (presentes apenas nas células animais) se posicionam em pólos opostos e, entre eles, surgem as fibras do fuso. Então há o desaparecimento do nucléolo, e, por fim, o rompimento da carioteca (membrana nuclear).
  2. Metáfase: os cromossomos atingem o máximo da espiralização, localizando-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso.
  3. Anáfase: as cromátides-irmãs rumam para os pólos opostos das células com o encurtamento das fibras do fuso.
  4. Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos tornam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem. Por fim, formam-se duas células, idênticas à célula-mãe.

Meiose

A Meiose é um processo de divisão reducional, no qual uma célula diplóide (2n) origina 4 células haplóides (n). Ela acontece unicamente para a produção de células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No caso dos seres humanos, a meiose garante que, durante a fecundação, se forme um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe, para a mistura genética.

Ela também ocorre em etapas. A divisão é dupla. Na primeira divisão, acontecem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

Antes do início da meiose também ocorre um período de duplicação do material genético, chamado de interfase.

Etapas da meiose:

  1. Prófase I: a cromatina se espiraliza, formando os cromossomos com duas cromátides-irmãs. Os centríolos se posicionam em pólos opostos e há o surgimento das fibras do fuso. O nucléolo desaparece a carioteca se rompe. Durante esta fase pode ocorrer o “crossing-over” (mistura do material genético), com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos.
  2. Metáfase I: os cromossomos homólogos atingem o grau máximo de espiralização e formam o plano metafásico da célula, presos às fibras do fuso.
  3. Anáfase I: os cromossomos homólogos migram para os pólos opostos com o encurtamento das fibras do fuso.
  4. Telófase I: fim da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nucléolo reaparecem.
  5. Prófase II: os cromossomos voltam a se espiralizar, os centríolos se posicionam em pólos opostos e surgem as fibras do fuso. Os nucléolos desaparecem e a carioteca se rompe.
  6. Metáfase II: Os cromossomos homólogos migram, presos às fibras do fuso, posicionando-se no plano metafásico da célula.
  7. Anáfase II: as cromátide irmãs migram para pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
  8. Telófase II: término da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nucléolo reaparecem. Formam-se 4 células haplóides (n) originadas da célula mãe diplóide (2n).

Gostou? Acompanhe nosso blog para mais mapas mentais, dicas e resumos de estudos!

 

Comentar