Como Escrever

“Em torno” ou “entorno”: qual é o jeito certo de usar cada palavra?

Por 30 de outubro de 2020 Sem comentários

Palavras homófonas, ou seja, que têm o mesmo som, muitas vezes acabam confundindo as pessoas. Afinal, qual é o jeito certo de usar cada uma delas na hora de escrever? Um exemplo claro dessa confusão é o uso das palavras “entorno” e “em torno”. Apesar de poderem ser pronunciadas do mesmo jeito, os seus significados são bem diferentes.

Nesse artigo da Sua Escola Ideal, vamos tirar todas as suas dúvidas e explicar qual é o uso correto desses termos.

As principais diferenças

O termo “em torno” é usado como sinônimo de “em volta de” ou “por volta de” e “cerca de”.

Exemplos:

• As crianças se reuniram em torno da fogueira (“em volta da fogueira”).
  • A conta ficou em torno de 150 reais (“cerca de 150 reais”).

Já “entorno” significa um espaço ao redor ou circundante.

• O entorno do estádio estava cheio de torcedores (“o espaço ao redor do estádio”).
  • O entorno da praça estava bem movimentado (“o espaço circundante da praça”).

“Em torno”: locução adverbial e locução prepositiva

Como locução adverbial de lugar, “em torno” também pode ser substituído por “em volta” e “ao redor”:

• Ao chegar em casa, olhou em torno e não encontrou sua bolsa.
  • Olhou em torno de todo o restaurante, mas não encontrou os amigos.

A expressão pode ser também uma locução prepositiva. Muitas vezes, ela é usada no sentido de indicar alguma coisa (apontando algo que fica “ao redor de” ou ‘em “volta de”).

• Os alunos ficaram em torno da professora durante aquele momento da aula.
  • Durante a reunião, todos se reuniram em torno da mesa principal.

“Entorno”: substantivo

Substantivo masculino, a palavra “entorno” significa uma área ou um espaço ao redor de alguma coisa. É sinônimo de “redondeza” ou “vizinhança”, por exemplo.

• No entorno do clube há muita área verde.
  • O entorno da escola está sempre cheio de carros.

“Entorno”: verbo

A palavra “entorno” também vem do verbo “entornar”, mas a pronúncia já é um pouco diferente: o primeiro “o” é falado de forma aberta, como se existisse um acento agudo nele.

Usado na primeira pessoa do singular, tem o significado de derramar conteúdo, fazer transbordar e até mesmo de beber bebidas alcoólicas.

• Eu entorno toda a cerveja.
  • Sou tão desastrado que entorno o leite todo dia no café da manhã.

Gostou das nossas dicas? No blog da Sua Escola Ideal, temos mais matérias para que você nunca erre o uso da gramática.