Como Escrever

“Ao invés de” ou “em vez de”: qual expressão usar?

Por 14 de dezembro de 2020 Sem comentários

As expressões “ao invés de” e “em vez de” são expressões que têm significados semelhantes, sendo fácil confundi-las. Para entender melhor o uso de cada uma delas, a Sua Escola Ideal separou algumas dicas:

“Ao invés de”

A expressão “ao invés de” é uma locução prepositiva, que é usada para expressar o sentido de contrariedade e oposição. Ao invés significa inverso.

Exemplo:

“Mariana já começou a estudar para o Enem, ao invés do irmão, que não está estudando.”

“Em vez de”

A locução prepositiva “em vez de” é mais usada para expressar a ideia de substituição ou troca mas pode ser utilizada no sentido de contrariedade. No caso de “ao invés de” deve existir uma ideia de oposição, sendo assim o uso de “em vez de” acaba sendo o mais utilizado, já que a expressão atende aos dois sentidos.

Exemplos:

“Em vez de viajar de carro, foi de avião”

“Em vez de correr de manhã, ele dormiu até tarde”

Gostou? Continue acompanhando o blog da Sua Escola Ideal para mais dicas como essa!