EscolasGestores

Metaverso: como as escolas podem se preparar para essa nova revolução tecnológica?

Por 10 de janeiro de 2023 Sem comentários

Toda vez que eu termino uma palestra sobre Metaverso Educacional, alguém da plateia diz “Estou assustado(a) com tudo isso. Já tenho que aplicar o metaverso na minha escola?”. A reposta é “Não, mas é preciso se planejar para o futuro”.

Essa nova tecnologia ganhou visibilidade e força em 2021, depois que Mark Zuckerberg oficializou a mudança do nome do Facebook para Meta, direcionando esforços e investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços em torno de experiências imersivas.

O metaverso está sendo desenvolvido no mundo todo; aos poucos, vão aparecendo novos projetos e novas possibilidades, principalmente na área educacional.

O conselho que dou para gestores e professores é: estudem, explorem e não tenham medo. Agora é a hora de ir atrás das informações, conhecer as tecnologias disponíveis e navegar em alguns mundos virtuais para ganhar experiência.

A Mozilla Hubs, por exemplo, é uma plataforma que indico para as pessoas que querem ter a primeira experiência no metaverso. É possível acessá-la pelo computador ou celular, sem necessidade de óculos virtual. A plataforma é intuitiva e de fácil navegação.

Lá, a pessoa cria seu avatar e seleciona o espaço que deseja visitar: pode ser um escritório, um parque de diversões ou uma danceteria, por exemplo. O usuário compartilha o link com o endereço virtual do espaço com seus amigos ou colegas de trabalho e, assim, podem interagir com eles neste mundo virtual.

Na plataforma também é possível compartilhar documentos e personalizar os espaços, entre outras ferramentas interativas para os usuários.

No dia 9 de novembro de 2022, eu e o autor Francisco Tupy organizamos o primeiro evento de lançamento literário do mundo no metaverso, utilizando a plataforma Mozilla Hubs para este encontro. Aliás, indico o nosso livro “Metaverso Educacional de Bolso” para todos os profissionais da Educação que desejam entender o tema de modo prático.

Apesar de as escolas não precisarem fazer nada de maneira imediata, é necessário, sim, se planejar para começar a dar os primeiros passos no metaverso, se possível, em 2024, e, gradativamente, aplicar novas metodologias, tecnologias e serviços, visando melhorias no ensino e na aprendizagem e na gestão escolar.

As escolas devem preparar-se para algumas mudanças que acontecerão num futuro próximo:

• As famílias vão querer visitar as escolas no metaverso;
  • Os alunos vão querer estudar no metaverso;
  • As escolas precisarão focar na formação de seus professores;
  • Novas profissões surgirão por conta do metaverso;
  • Será necessário o desenvolvimento de novas habilidades e competências dos estudantes;
  • As escolas precisarão aumentar os investimentos tecnológicos (internet, dispositivos, infraestrutura).

A nova revolução tecnológica está chegando, e sua escola precisa se preparar sim, porém, sem desespero e com planejamento.

Helena Poças Leitão

Helena Poças Leitão atua no mercado educacional há mais de vinte anos.
É fundadora da startup Sua Escola Ideal, maior buscador de escolas da educação básica do país, e da Ideal Consultoria & Marketing.
Em 2022, foi indicada ao Prêmio Globant Awards – Women That Build 2022 Edition, na categoria “Tech Entrepreneur: mulheres inovadoras e disruptivas que fundaram uma startup de base tecnológica”.
Colunista do blog da revista Educação e autora dos livros Marketing Escolar de Bolso e Metaverso Educacional de Bolso também é palestrante nas áreas de Educação, Inovação e Marketing.
Graduada em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi (SP); pós-graduada em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM – SP).
Foi gestora de marketing nas editoras Gente, Ática, Scipione, Saraiva, Leya e Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas (Ibep) e atualmente é gerente de marketing e inteligência de mercado na Editora do Brasil.