Como Escrever

“Exceção” ou “excessão”? Descubra qual é o jeito certo de escrever!

Por 15 de agosto de 2020 Sem comentários

Qual é o correto? “Excessão” ou “exceção”? Como se não bastasse esse “xc” que, muitas vezes, é esquecido na hora da escrita, essa palavra confunde bastante gente! Afinal, a forma certa é com “ç” ou com “ss”?

Se você escolheu “ç”, acertou! A forma correta de se escrever é exceção!

Caso você tenha errado, não se preocupe! Essa dúvida é bastante comum! Ela acontece porque associamos exceção à palavra excesso, apesar de as duas apresentarem sentidos muito diferentes.

Origem da palavra exceção

A palavra exceção vem do latim exceptione, que também derivou outras palavras, tais como excepcional, também escrita com “c”.

Na Língua Portuguesa, o “x” pode ter diversos sons, representando os fonemas “ch”, “cs”, “z”, “ss” ou “s”. Porém, quando presente nos grupos “xce” e “xci”, como exceção ou excitação, ele não deve ser pronunciado.

Significado de exceção

Exceção é o ato ou o efeito de excluir algo ou de desviar de uma regra convencionalmente aceita. Este termo é utilizado para indicar que algo não faz parte de um todo.

Exemplos:

• Com exceção do João, todos os alunos foram para o passeio.
  • Sei que você não gosta de chegar atrasado, mas precisaremos abrir uma exceção hoje.

Confira outras dúvidas que você também pode ter:

“Senão” ou “se não”? Aprenda como se escreve!

“Concerto” ou “conserto”? Descubra quando usar cada caso!

Como se escreve: “sessão”, “seção” ou “cessão”? Confira essa dica e não erre mais!

“Trás” ou “traz”? Aprenda qual é a diferença!

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essa!