EscolasEstudantesGestores

ChatGPT: aliado ou inimigo da educação?

Por 3 de março de 2023 Sem comentários

Conheça a ferramenta, baseada em Inteligência Artificial, que revolucionará a forma de ensinar e de aprender

por Helena Poças Leitão

O lançamento do ChatGPT deu o que falar entre os profissionais de Educação. Será que essa ferramenta vai atrapalhar ou ajudar no processo de ensino e aprendizagem?

Bem, algo que sempre comento em minhas palestras é que, na maioria das vezes, o problema não é a tecnologia em si, e sim como decidimos utilizá-la. Santos Dumont, por exemplo, inventou o avião para que pudéssemos voar, mas, com certeza, não imaginava que sua invenção fosse utilizada em guerras. A própria OpenAI, empresa responsável por desenvolver o ChatGPT, publicou em nota: “É difícil imaginar o quanto a Inteligência Artificial poderá beneficiar a humanidade e que o mesmo vale para o quanto ela pode prejudicá-la”.

A sigla “GPT” significa “Generative Pre-trained Transformer”. Em português, podemos traduzir para “Transformador generativo pré-treinado”. A ferramenta tem como objetivo responder qualquer questão sobre qualquer assunto dos usuários utlizando-se da Inteligência Artificial.

Então, vamos supor que você tenha uma dúvida sobre o tema “alimentação saudável”. Você acessa o site do ChatGPT, faz sua pergunta e a ferramenta vai te responder com um texto completo sobre o tópico.

Mas, então, qual é a diferença entre o ChatGPT e o Google? O Google oferece uma lista de links sobre os temas buscados pelos usuários. Já o ChatGPT busca, compila e formata todas as informações extraídas da internet, respondendo o usuário por meio de textos sobre o tema pesquisado. Se o usuário ainda tiver dúvidas sobre aquele assunto, ele pode continuar fazendo perguntas para a ferramenta e ela vai respondendo em tempo real.

Eu testei o Chat GPT e achei fantástico. A impressão que tive é de estar conversando com um ser humano, e não com um robô. A verdade é que acabei até criando um vínculo com essa ferramenta, e sempre antes de me desconectar, eu sinto a necessidade de agradecê-la e me despedir.

A Inteligência Artificial é real e vai mudar a humanidade. É algo sem volta.

E como fica a educação nesse caso? Como utilizar, de maneira produtiva, essa ferramenta para apoiar professores e alunos?

Bem, achei melhor perguntar sobre o assunto para o próprio ChatGPT. Veja o que ele me respondeu:

“Existem várias maneiras pelas quais o ChatGPT pode ser usado na educação. Aqui estão alguns exemplos:

Pesquisa e Referência:  o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa para encontrar informações sobre vários tópicos relacionados à educação. Como um modelo de linguagem de IA, posso fornecer respostas a perguntas, sugerir recursos e oferecer insights sobre vários assuntos.

Lição de casa e tarefas: o ChatGPT pode ser usado como lição de casa ou ajudante de tarefas. Os alunos podem fazer perguntas relacionadas ao dever de casa e posso fornecer respostas, explicações e exemplos para ajudá-los a entender melhor o material.

Tutoria e correção: o ChatGPT pode ser usado como tutor ou ferramenta de correção. Os alunos com dificuldades em um determinado assunto podem usar o ChatGPT para fazer perguntas, obter feedback e receber orientação personalizada.

Aprendizagem de idiomas: o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta de aprendizado de idiomas. Os alunos podem praticar suas habilidades linguísticas conversando comigo no idioma que estão aprendendo.

Aprendizagem personalizada: ChatGPT pode ser usado para fornecer experiências de aprendizagem personalizadas para os alunos. Ao analisar os dados de desempenho do aluno e as interações com o ChatGPT, os educadores podem criar planos de aprendizado personalizados e recomendar recursos que atendam às necessidades e interesses exclusivos de cada aluno.

No geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa para educadores e alunos, fornecendo acesso a informações, feedback e suporte personalizado, que podem ajudar a melhorar os resultados de aprendizagem.”

Não fiz nenhuma alteração na resposta acima enviada pelo ChatGPT. Impressionante, não?

Ainda questionei o ChatGPT sobre os problemas que a ferramenta poderia causar aos professores na sala de aula. Confira a resposta que recebi:

“Como modelo de linguagem de IA, o ChatGPT não é capaz de perturbar os professores em sala de aula, pois é uma ferramenta online que só pode ser acessada por meio de um computador ou dispositivo móvel. No entanto, se os alunos estiverem usando o ChatGPT durante o horário de aula, em vez de prestar atenção ao professor ou se envolver nas atividades da sala de aula, isso pode prejudicar o ambiente de aprendizado.

Portanto, é importante estabelecer diretrizes e expectativas claras para o uso do ChatGPT e outras ferramentas digitais em sala de aula. Os professores podem definir horários específicos durante a aula em que os alunos podem usar o ChatGPT para fins educacionais e estabelecer consequências para o uso inapropriado. Eles também podem monitorar o uso de ferramentas digitais pelos alunos e fornecer orientação e suporte conforme necessário.

No geral, o ChatGPT pode ser um recurso valioso para a educação quando usado de forma adequada e responsável e, ao definir expectativas e limites claros, os professores podem ajudar a garantir que não seja uma distração na sala de aula.”

Como o próprio ChatGPT comentou, a ferramenta pode tanto ajudar como atrapalhar; tudo depende de como a utlizaremos. A minha sugestão para você, profissional da Educação, é acessar essa ferramenta incrível e testá-la. Não podemos fugir do futuro, mas podemos extrair o melhor que ele tem a nos oferecer.