Mapa Mental

Mapa mental da Guerra Fria: resumos, causas e consequências

Por 18 de agosto de 2020 Sem comentários

A Guerra Fria

A Guerra Fria foi um combate ideológico entre o Comunismo e o Capitalismo, liderado pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente. O seu estopim deu-se após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mais precisamente em 1947, quando o presidente norte-americano Harry S. Truman fez um discurso no Congresso dos EUA, dizendo que os Estados Unidos poderiam intervir em governos antidemocráticos.

Esta época ficou assim conhecida porque os países nunca se enfrentaram diretamente em um conflito bélico.

Seu fim aconteceu com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e o consequente fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos saíram como os vencedores, pelo motivo de a sua situação econômica ser superior à russa.

Início da Guerra Fria (1947)

No ano de 1947, o presidente americano Harry S. Truman proferiu um discurso no Congresso americano a fim de combater os ideais do Comunismo e a influência soviética na população americana. O então presidente afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação externa.

Nesse mesmo ano, George Marshall, o secretário de Estado dos EUA, lançou o Plano Marshall, que propunha auxílio econômico aos países da Europa Ocidental. Isso foi decidido pois os partidos de esquerda cresciam com o desemprego e a crise generalizada, e os Estados Unidos temiam perdê-los para a URSS.

Em resposta, a União Soviética criou o Kominform, entidade responsável por conseguir unificar os principais partidos comunistas europeus. Também era sua tarefa afastar os países sob sua influência da supremacia americana, formando, assim, a “cortina de ferro”. Já em 1949 foi criado o COMECON, uma espécie de Plano Marshall que envolveria todos os países socialistas.

Expansão da Guerra Fria

Com as negociações entre os vencedores da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou dividida em dois grupos. Estes eram limitados pelo avanço de tropas soviéticas e dos EUA durante a guerra.

Com o apoio da URSS, os partidos comunistas locais passaram a dominar os países do Leste Europeu. Foram fundadas as chamadas democracias populares na Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e Tchecoslováquia. Na Europa, apenas a Iugoslávia estabeleceu um regime socialista independente da União Soviética.

Já no lado ocidental, ocupado principalmente por tropas inglesas e norte-americanas, quem dominou foram os Estados Unidos. Nessa área, firmaram-se democracias liberais, com exceção das ditaduras na Espanha e em Portugal.

OTAN e o Pacto de Varsóvia

A Guerra Fria foi também responsável pela formação de duas alianças político-militares em 1949.

A OTAN foi composta inicialmente por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Depois, juntaram-se à OTAN a Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União Soviética.

Em represália, a União Soviética criou, em 1955, o Pacto de Varsóvia, a fim de impedir o avanço capitalista em sua área de influência. No ano de sua origem, faziam parte do pacto URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia.

Ambos os acordos eram comprometidos com a mútua proteção entre seus membros, pois a agressão a um deles atingiria a todos.

O Pacto de Varsóvia terminou entre 1990 e 1991, como consequência do fim dos regimes socialistas no Leste Europeu. Como consequência, a OTAN também perdeu o significado que lhe deu origem.

Crise dos Mísseis (1962)

A Crise dos Mísseis teve origem na intenção soviética de instalar bases de mísseis em Cuba. Caso isso acontecesse, esta seria uma ameaça constante para os Estados Unidos.

Os EUA reagiram imediatamente por intermédio de um bloqueio naval sobre Cuba, o único país das Américas que havia adotado o regime socialista. O mundo todo ficou sujeito à tensão, com medo de uma Terceira Guerra Mundial.

Com difíceis negociações, os soviéticos desistiram de colocar os mísseis em Cuba, e, seis meses depois, os Estados Unidos também desistiram, e fizeram o mesmo em suas bases na Turquia, seis meses depois.

Disputas na Guerra Fria

Com a construção do Muro de Berlim, em 1961, e a Crise dos Mísseis, em 1962, aumentaram as tensões internacionais.

O muro dividia a cidade de Berlim entre Ocidental e Oriental, impedindo a saída de profissionais e trabalhadores que deixavam a Alemanha Oriental em busca de melhores condições de vida na Alemanha Ocidental.

Corrida Espacial

A URSS e os EUA investiram muito dinheiro, tempo e estudo para provar quem dominaria primeiro a órbita terrestre e o espaço.

Os soviéticos saíram na frente, em 1957, com os satélites Sputnik, mas, em 1969, os EUA fizeram o primeiro homem caminhar em solo lunar.

A corrida espacial não incluía somente o objetivo de levar pessoas ao espaço, mas também envolvia o desenvolvimento de armas de longo alcance, como mísseis intercontinentais, e escudos espaciais.

O fim da Guerra Fria (1991)

Dois acontecimentos foram importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, e o fim da União Soviética, em 1991.

A guerra ideológica só foi encerrada devido às negociações estabelecidas por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev nos anos 1980.

A queda do Muro de Berlim simbolizou o fim dos regimes socialistas no Leste Europeu. Depois de sua derrubada, os regimes socialistas foram caindo um a um, e, em outubro de 1990, as duas Alemanhas foram unificadas.

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais mapas mentais, resumos e dicas de estudo!

 

Comentar