Como Escrever

“Este” ou “esse”: descubra quando usar cada caso

Por 16 de novembro de 2020 Sem comentários

Existem palavras na nossa língua portuguesa que parecem tão semelhantes, que muitas pessoas acabam usando sem saber a diferença entre elas. Isso acontece com as palavras “este” e “esse”. Pensando nisso, a Sua Escola Ideal te mostra a aplicação correta dessas duas palavras.

Tanto na escrita quanto na fala é importante saber diferenciar esses dois termos, já que um se refere a quem está falando e o outro ao destinatário. O uso inadequado deles pode causar ambiguidade.

Quando usar “Este”?

O pronome “este/esta” se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Além disso, os pronomes demonstrativos “este”, “esta”, “estes”, “estas” marcam uma posição próxima de quem fala.

Por exemplo:

• “Este casaco eu comprei no shopping.”

Também pode indicar um tempo simultâneo ou próximo a fala.

Por exemplo:

• “Estes últimos meses têm sido difíceis para todos nós.”

Quando usar “Esse”?

O pronome “esse” e “essa” se refere ao passado ou futuro próximo.

Por exemplo:

• “Nesse ano não iremos à praia.”

Pode ser também utilizado para retomar uma ideia ou algo já mencionado ou pode indicar algo localizado próximo ao ouvinte, quem está recebendo a mensagem.

Por exemplo:

• “Esse seu tênis é muito estiloso.”
  • “Tenho medo de altura. Esse é meu maior medo.”

Gostou? Continue acompanhando o blog da Sua Escola Ideal para mais dicas.