EscolasGestores

Descubra como turbinar o site da sua escola

Por 27 de maio de 2021 Sem comentários

O que define um bom site escolar?Ter um site escolar é muito importante, especialmente quando se trata de atrair pais e/ou responsáveis e alunos em potencial. Por isso, a primeira impressão que o site da escola oferece deve ser sempre positiva. Se ele parecer desatualizado ou antiquado, há uma grande chance de que os visitantes deixem de navegá-lo. Como o objetivo é chamar a atenção dessas pessoas e, potencialmente, fazê-las se envolverem com a sua instituição educacional, é importante para o marketing educacional se atentar a essa demanda.

Quando falamos sobre o envolvimento com a escola, estamos nos referindo a uma série de ações: desde ligar para a instituição, marcar um tour, efetuar a matrícula ou até mesmo encaminhar uma sugestão para outra pessoa que possa estar interessada em conhecer o colégio. E, pensando em todas essas vantagens, quando foi a última vez que você atualizou o site da sua escola? Se a marca for mal apresentada ao público, isso poderá afetar a rotatividade de novas matrículas da instituição.

O que define um bom site escolar?

Queremos ter certeza de que quando as famílias – ou mesmo apenas os visitantes acessam o site escolar, eles ficam impressionados, o que, por sua vez, aumenta a reputação positiva da escola. Isso quer dizer que a reputação é importante tanto online como offline. Um bom site é aquele em que o público sabe que sempre pode ser consultado pois estará organizado, claro e sucinto, por exemplo. Por isso, o site deve sempre ser atualizado, e as informações que não forem mais válidas e aplicáveis ​​a uma determinada categoria devem ser retiradas dele. Em essência, significa disponibilizar as informações conforme e quando forem devidas.

Embora saibamos que a importância básica de ter um site escolar é manter um canal de comunicação e informação adequado entre escola, alunos, famílias ​​e demais interessados, é imperativo também, no seu desenvolvimento, observar o design. O site da escola tem de manter uma identidade adequada à imagem da instituição que representa, também sendo bonito, atrativo, moderno e responsivo. É de suma importância que isso seja implementado, uma vez que o design responsivo garante que o site escolar se adeque para qualquer tamanho de tela que o usuário estiver utilizando. Dessa maneira, independentemente de se quem navega pelo site estiver usando desktop ou qualquer tipo de dispositivo móvel, todos os visitantes da página terão acesso às informações com fácil leitura e visualização.

Quando atualizar o site da sua escola?

Para aumentar o número de matrículas em sua escola e manter o interesse das famílias, é importante manter o site escolar atualizado. Com que frequência? Tudo isso depende do conteúdo. Conteúdos relacionados com a grade fixa podem ser mantidos, desde que nenhuma nova informação surja. Caso contrário, será imprescindível atualizar os dados. Nesse processo, é importante que, quando você estiver navegando no site escolar, também verifique como está o tráfego, ou seja, se está aumentando ou diminuindo. Se estiver diminuindo, algumas coisas precisarão ser alteradas. Essas mudanças podem ser muito drásticas ou mínimas, dependendo de como os índices de acesso ao site estiverem apontando.

É compreensível que, em alguns pontos, o seu site não tenha recebido a quantidade de engajamento e o número de visitantes que se esperava obter no mês. Não há nada com o que se preocupar; muitas escolas lutam para fazer interessados visitarem seu site. É por isso que as instituições recorrem a estratégias de marketing educacional complementares e feitas sob medida para elas, como o Sua Escola Ideal. Com a ferramenta de busca de escolas da Educação Básica mais completa e prática do país, Sua Escola Ideal reúne mais de 100 mil famílias acessando informações, mensalmente, sobre as instituições de ensino parceiras. Aliada a um site próprio bem abastecido pela instituição escolar, esta plataforma representa a chance perfeita para a promoção da sua escola, criando uma ótima dupla de divulgação.