EscolasEstudantesFamílias

Oi amplia programa de contratação de jovens do NAVE e posiciona escolas como celeiro de talentos para mercado de tecnologia

Por 10 de junho de 2022 1 Comentário

Com processos de seleção e contratação diferenciados, Geração NAVE já inseriu 48 ex-alunos de escolas públicas em posições estratégicas na Oi, com atuação na transformação digital da companhia, desde 2018.

Com o aquecimento do mercado de tecnologia e inovação alavancado pela pandemia, empresas do setor enfrentam o desafio de captar profissionais qualificados para atuarem em áreas emergentes do mundo digital, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Analytics. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é de que até 2025 o país abrirá cerca de 797 mil novos postos de trabalho na área de tecnologia, com um déficit de cerca de 300 mil profissionais nessa área até 2024.

Nesse sentido, a Oi e o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) se uniram para criar o Geração NAVE, voltado para a seleção e contratação de ex-alunos das escolas públicas que integram o NAVE, programa de educação com foco em carreiras da economia digital – desenvolvido há 16 anos pelo instituto Oi Futuro em parceria com os Governos de Pernambuco e Rio de Janeiro. Por meio do Geração NAVE, a Oi acaba de contratar 15 recém-formados do NAVE como residentes digitais, em posições que contribuem estrategicamente para a transformação digital da companhia.

O recrutamento é estruturado por um processo de seleção inovador, que inclui um hackaton para testar a criatividade dos candidatos. Depois de contratados, os jovens têm um acompanhamento contínuo, com mentorias e workshops de desenvolvimento de carreira ao longo do primeiro ano na empresa. A ideia é que o Geração NAVE seja ampliado para além da Oi, conectando outras empresas de tecnologia e inovação aos alunos do NAVE e posicionando o programa de educação do Oi Futuro como um verdadeiro celeiro de talentos para o setor. “O programa Geração NAVE abre as portas do mercado de trabalho para esses jovens e, ao mesmo tempo, traz a inovação em essência para dentro da Oi, renovando o ambiente corporativo com novos talentos e diversidade, fortalecendo dentro da companhia o mindset ágil e o espírito empreendedor vivenciados ao longo da formação nas escolas NAVE” diz Ariane Fonseca Vieira, Diretora de Jornada e Experiência do Colaborador da Oi.

Além de atender às demandas crescentes do mercado de trabalho contemporâneo, o Geração NAVE é uma ação de investimento social, já que impulsiona a empregabilidade, o desenvolvimento de carreira e abre novas possibilidades de futuro para alunos da rede pública. “Há 16 anos, o programa NAVE foi criado e desenvolvido com base nas ideias de que o estudante deve estar no centro do processo ensino e aprendizagem e que a educação deve impulsionar o potencial criativo das pessoas, estimulando a inovação e o diálogo com as linguagens contemporâneas. Assim, o NAVE foi concebido como um ambiente escolar propício para a prototipagem e a concretização de ideias. Com o Geração NAVE, buscamos levar esse espírito para dentro das empresas e abrir novas oportunidades para nossos estudantes, posicionando-os como agentes de mudança no mercado, na sociedade e em suas próprias trajetórias”, diz Sara Crosman, presidente do Instituto Oi Futuro.

Em 2022, o processo de seleção do Geração NAVE recebeu 175 inscrições e selecionou 15 jovens, que foram contratados pela Oi como residentes digitais, integrando os times das diretorias de Tecnologia & Operações, Estratégia & Experiência do Cliente, Novas Receitas e Pessoas & Cultura, onde poderão contribuir para a construção da Nova Oi. Na companhia, os jovens terão uma trilha de desenvolvimento, em que vão receber mentorias e participar de workshops diversos. Desde 2028, 48 jovens foram contratados pela Oi por meio do Geração NAVE.

Sobre o NAVE

Criado há 16 anos pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, o NAVE é um programa de ensino médio integrado ao profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. O NAVE traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereça as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com mais de 3 mil jovens formados, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas e tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. As escolas NAVE funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio da capacitação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente. O NAVE já formou mais de 4.900 professores das redes públicas de todas as regiões do país em cursos de Cultura Digital e Robótica Educacional.

Saiba mais: https://oifuturo.org.br/programas/nave/