Famílias

Mudar de escola em tempos de pandemia: como fazer?

Por 3 de maio de 2021 Sem comentários

Mudar de escola em tempos de pandemia: como fazer?

Mudar de escola nunca é um momento fácil para as crianças. A maioria delas tem uma certa resistência a mudanças. Ao mesmo tempo, essa pode ser a decisão correta para que elas prosperem em uma nova rotina realmente preparada para recebê-las. Surge, então, o dilema: mudar ou não de escola em meio a uma pandemia global? Se a decisão for pela matrícula em outra instituição, quais fatores devem ser levados em consideração? O primeiro dever da família é ponderar os benefícios da mudança perante o conforto do já estabelecido ambiente, a escola e a vida social proporcionada às crianças e/ou aos adolescentes, principalmente considerando que, hoje em dia, a estabilidade é um elemento essencial.

Durante a pandemia, a experiência digital da escola é decisiva

Quando a pandemia fez os governos mundiais aplicarem restrições ao funcionamento das escolas presenciais, inúmeras instituições tiveram de fazer a transição para algum tipo de opção de aprendizagem digital. Mas ensino remoto e a distância são coisas diferentes; se em 2020 o susto exigiu adaptações ágeis, mas não tão eficientes a longo prazo, em 2021 o panorama será diferente. Ao optar por mudar de escola, os pais precisam ter a garantia de escolher aquela que tenha a estrutura adequada para a melhor experiência de aula online ou híbrida.

Por isso é importante dar uma olhada nas opções digitais adotadas, entender como o currículo foi adaptado e quais são as ferramentas que são disponibilizadas. Embora ninguém queira fazer ou vá fazer os cursos 100% online para sempre, por enquanto tem de se certificar de que o curso ofertado tem o mesmo nível que seria procurado em aulas presenciais. A tecnologia fornecida deve possibilitar que os alunos se reúnam virtualmente com facilidade e colaborem para realizar diferentes tipos de tarefas, ou em grupo, ou individuais.

Além disso, ao mudar de escola, o estudante será desafiado? O colégio novo está atualizado quanto à nova base curricular? As metodologias de ensino satisfazem suas exigências? O corpo docente recebe formação continuada? A gestão é atenta à relação desenvolvida com a família? Há incentivo a variadas atividades, como esportes e artes? Tudo isso tem de ser observado em circunstâncias normais, mas, durante a pandemia, são fatores que podem ser esquecidos por muitas instituições, que se apegam apenas ao conteúdo massivo. Exigir uma educação completa e multidisciplinar, mesmo durante as aulas online, é decisivo para a formação de crianças e adolescentes.

Atenção às medidas de saúde e segurança disponíveis na escola

Além de observar a experiência digital, na hora de mudar de escola os responsáveis também devem examinar cuidadosamente as medidas de saúde e segurança estabelecidas para o retorno presencial. Mesmo que os estudantes passem muito tempo aprendendo virtualmente, o ambiente físico compreende uma grande parte da experiência escolar. É bom se certificar de que a escola está tomando as medidas necessárias de segurança e higiene. As famílias querem saber se o colégio selecionado prioriza a saúde de seus filhos.

Nesse quesito, algumas instituições têm oferecido tours virtuais, vídeos no YouTube e posts em mídias sociais para oferecer informações sobre a escola e a qualidade do espaço. Atentar-se a esse tipo de “degustação” ajuda a ter melhor apreciação da vida que a criança ou o adolescente terá ali. Certifique-se de que as medidas tomadas na escola e as prioridades que são expressadas por ela estão de acordo com as necessidades que você busca aplacar.

Mudar de escola: discutindo a mudança com as crianças

Não importa quais sejam as circunstâncias, a maneira mais importante de preparar as crianças para mudar de escola é falar com elas sobre o assunto. Tente dar a elas o máximo de informações sobre a mudança o mais rápido que puder. Responda às perguntas de maneira completa e verdadeira, e seja receptivo a reações positivas e negativas. Mesmo que a mudança signifique melhoria na vida acadêmica, crianças e jovens nem sempre entendem isso e podem estar focados em seus aspectos assustadores. Envolvê-las o máximo possível no planejamento faz eles se sentirem participantes do processo de busca por uma nova escola. Isso pode fazer a mudança parecer menos forçada.