Famílias

Como lidar com a adaptação escolar?

Por 21 de dezembro de 2020 Sem comentários

Sabemos que a primeira vez indo à escola ou a troca de instituição faz a criança ter de lidar com uma série de emoções, como medo, insatisfação e ansiedade. Porém, é possível deixá-la mais tranquila e preparada para a adaptação escolar com algumas atitudes. Confira abaixo como lidar com algumas situações comuns deste período!

Apoie a criança nos primeiros dias

Os pais podem ser pegos de surpresa com crises de choro dos filhos na porta da escola, e isso pode acontecer até com crianças que pareciam animadas para seu primeiro dia de aula. Nesse momento, é importante que se explique à criança o porquê de ela estar ali. Esse período de adaptação normalmente dura uma semana, então é interessante que o responsável acompanhe a criança até o ambiente escolar e, caso seja possível, permaneça com ela durante algum tempo, ajudando-a a se familiarizar com a escola.

É fundamental destacar que a criança sente quando o familiar está inseguro e isso pode dificultar a sua adaptação. Por isso, é importante que os pais se sintam confiantes com escola em que matriculou seus filhos. Assim, eles podem contar com a plataforma da Sua Escola Ideal e encontrar a escola que melhor atenda às suas necessidades.

Incentive a interação dos seus filhos com outras crianças

Nesses primeiros dias, pode ser que a criança demonstre uma falta de interesse em ir à escola. É preciso incentivá-la a frequentar outros ambientes do colégio e promover sua participação nos eventos que forem marcados.

Outro motivo que pode afastar o pequeno da vontade de comparecer à escola é o pouco costume em ter contato com outras crianças. Para melhorar essa questão, busque frequentar parques e locais que concentrem meninas e meninos da mesma faixa etária dos seus filhos; isso irá ajudá-los a querer frequentar novos ambientes, inclusive a escola.

Faça seus filhos se adaptarem à nova rotina

Independentemente se é a primeira vez que seus filhos irão para a escola ou se estão apenas trocando de instituição de ensino, é importante estabelecer e adaptá-los à nova rotina. Ao começar a vida escolar, o dia a dia da criança muda completamente, necessitando de alguns ajustes nos horários.

Lembre-se de que esse é um grande passo para o desenvolvimento da criança; ofereça apoio, converse com os profissionais da escola e principalmente com a criança. Deixe-a segura e confortável para se adaptar ao ambiente que começará a fazer parte de sua vida.