Enem

Você sabe como é feita a correção da redação do ENEM? Confira neste guia!

Por 31 de agosto de 2020 Sem comentários

Geralmente, nessa época do ano, começam os inúmeros debates de especialistas, alunos e até mesmo curiosos sobre o tema da redação do ENEM. Ponto-chave da prova tradicional e também da prova digital, a redação, ano após ano, surpreende todo o Brasil.

Assim como o tema da redação, outra questão que gera muitas dúvidas é sobre a correção do texto. E é por isso que a Sua Escola Ideal preparou este guia para você entender como é feito este processo!

Competências exigidas na redação do ENEM

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como é feita a correção?

Muitos não sabem que a redação é corrigida por duas pessoas. Elas devem avaliar o desempenho do candidato de acordo com as cinco competências descritas, atribuindo a cada categoria uma nota entre 0 e 200 pontos. A nota final será a média aritmética dessa pontuação, que pode chegar a 1.000. 

Durante o processo de avaliação, um corretor não tem acesso à nota dada pelo outro. Caso a diferença de notas seja maior do que 80 em uma competência ou maior do que 100 na nota final, é chamado um terceiro corretor para examinar o texto. Se mesmo assim não chegarem a um acordo, a redação seguirá para uma banca examinadora composta por três professores. 

Nota 1.000 x Nota Zero

Se uma redação conseguir a nota máxima pelos corretores, ela deverá ser encaminhada para a banca examinadora. Apenas após confirmada por eles, será definitivamente atribuída a nota 1.000 ao texto.

Já a nota zero pode ocorrer quando o texto apresentar pelo menos uma das características a seguir:

  • Fuga total do tema;
  • Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Texto com menos de 7 linhas;
  • Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da folha de redação;
  • Cópia integral dos textos de apoio ou das questões do ENEM;
  • Trecho deliberadamente desconectado do tema proposto.

Revisão da nota

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza o espelho da correção apenas para fins pedagógicos, a fim de que o candidato saiba em que pontos errou. Contudo, não é possível solicitar a revisão da nota da redação do ENEM.

Agora que você sabe tudo sobre a correção, é hora de estudar e praticar! Preparamos um guia com tudo o que mais cai no ENEM para te ajudar! Acesse e confira!

Comentar