EnemEstudantes

TRIEduc aponta dicas importantes para a temporada de vestibulares

Por 13 de dezembro de 2022 Sem comentários

Juliana Miranda, CEO da empresa e educadora, orienta escolas e alunos neste período desafiador de exames, e destaca que apoio aos vestibulandos tem papel importante

 

Agora neste fim de ano e início do próximo está aberta a temporada de vestibulares. No Concurso Vestibular da FUVEST 2023, por exemplo, um dos mais concorridos do país, serão mais de 114 mil candidatos disputando 8.230 vagas. Os jovens vestibulandos, com idade entre 17 e 19 anos, deverão enfrentar o maior desafio de suas vidas até o momento.

 

Para eles, características comuns do mundo do trabalho adulto, como a pressão por resultados, a organização de um cronograma, a priorização de tarefas e o planejamento estratégico para o alcance de um objetivo, ainda são habilidades novas e em fase de desenvolvimento, observa Juliana Miranda, CEO da TRIEduc Inteligência Educacional, edtech especializada em avaliação educacional. Essa inexperiência pode fazer com que se sintam inseguros e causar um desempenho na prova abaixo do esperado.

 

“Por isso, neste momento, o papel da escola e da família não deve se limitar à cobrança por foco e disciplina com os estudos. É preciso entender que as experiências pelas quais esses jovens estão passando são muito distintas daquelas que eles vivenciaram até então e, por isso, a empatia e a ajuda dos adultos pode fazer muita diferença”, afirma Juliana.

 

Para ela, que é Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, e com atuação desde 2010 como gestora e responsável técnica de projetos de avaliação educacional, as equipes das escolas podem tomar algumas atitudes, como, por exemplo:

 

  • Contribuir com as famílias no incentivo aos cuidados com a saúde mental: compartilhar explicações sobre os efeitos do estresse, solicitar aos alunos que eles se afastem um pouco das redes sociais ou recomendar conteúdos de entretenimento. Estas são alternativas que podem ajudá-los a manter a tranquilidade.

 

  • Contribuir com as famílias no incentivo ao fortalecimento de hábitos saudáveis.: Ter uma alimentação equilibrada, realizar um mínimo de atividades físicas e dormir bem são fatores que ajudam na melhoria do foco, da concentração e da memória.

 

  • Ter pessoas acessíveis para conversar com os alunos em momentos difíceis. Os momentos dos plantões de dúvidas costumam oferecer um belo suporte tanto para os alunos que desejam sanar algumas dificuldades com o conteúdo, como para aqueles que precisam conversar com alguém mais experiente e que sabe o que estão passando. É importante que os docentes e plantonistas tenham, nesses momentos, uma escuta atenta, empática e uma capacidade de manter diálogos respeitosos e edificantes.

 

  • Ajudar na organização de calendário de datas das provas, documentos e materiais que podem ser levados para os diferentes exames. Criar um check-list para consulta rápida pelos vestibulandos pode auxiliá-los a não esquecer de itens essenciais devido ao nervosismo.

 

  • Proporcionar a visão de que o vestibular não é uma chance única na vida que determina o quão inteligente é uma pessoa ou quão bem-sucedida ela será no futuro. Essa ação pode ajudá-los a c entenderem que essa é uma nova etapa, assim como tantas outras que eles já enfrentaram e ainda enfrentarão na vida, e que é preciso termais tranquilidade e focar suas energias naquilo que precisa ser feito.

 

Já os próprios vestibulandos, na reta final, devem estabelecer uma rotina de autocuidados para preparar seus corpos e mentes para enfrentar o desafio. Nesse sentido, algumas recomendações da especialista e CEO da TRIEduc são:

 

  • Relaxar: se afastar das redes sociais, evitar comentários de outros candidatos, fugir de qualquer tipo de conflito, ficar próximo de pessoas verdadeiramente amigas, fazer atividades físicas leves, comer alimentos da sua dieta habitual, acessar conteúdos diferentes dos aferidos no exame. Toda as atividades que contribuem para o bem-estar e a felicidade fazem com que sejam liberados no corpo neurotransmissores como a serotonina e a oxitocina, que geram sentimentos de segurança e causam o controle da ansiedade.

 

  • Preparar os materiais do dia da prova com antecedência: para evitar correrias e esquecimentos. Separar os documentos, materiais e lanches que levará para a prova alguns dias antes.

 

  • Mudar o foco dos estudos: faltando poucos dias para a prova, será pouco efetivo entrar em contato com novos conteúdos. Contudo, revisar alguns assuntos estudados há mais tempo e praticar exercícios com formato semelhante ao do vestibular almejado podem ajudar a chegar no dia da prova com mais segurança.

 

  • Parar de questionar a própria capacidade: todos os candidatos a um vestibular deixam matérias acumuladas, cometem erros nos simulados, têm dificuldades maiores com determinados conteúdos e estão muito cansados no dia da prova. Por isso, na reta final, é importante deixar o perfeccionismo de lado e ser mais positivo.

 

Sobre a TRIEduc

Fundada em 2015, a TRIEduc é a mais completa plataforma de avaliações eficazes, atuando desde a elaboração dos exames até o fornecimento dos dados dos resultados. Tem como objetivo colaborar com a equipe pedagógica e de gestão das instituições educacionais em favor do melhor desempenho dos alunos e da melhoria da qualidade de aprendizagem. Com um núcleo tecnológico responsável pelo desenvolvimento de plataformas, e outro técnico-pedagógico responsável pela arquitetura de avaliações eficazes, com significância estatística e análises de resultados, a TRIEduc tem alta capacidade de personalizar suas soluções digitais, prestando serviços de acordo com as necessidades de cada cliente.

Comentar