EstudantesFamílias

Ansiedade e depressão como gatilho da distorção de imagem em adolescentes

Por 24 de maio de 2022 Sem comentários

Texto de Dra. Bianca Thurm

A adolescência é um período delicado e repleto de mudanças, porém, transtornos como ansiedade e depressão podem se tornar gatilhos para o desenvolvimento de distorção de imagem corporal. Neste artigo eu te explico de que forma essa relação ocorre.

Embora hoje em dia seja um consenso que a adolescência é uma fase de transição na vida, nem sempre foi assim. Foi só no século XX que essa fase da vida começou a realmente ser separada da vida adulta. Isso aconteceu devido a uma maior escolarização da população, logo, quanto mais tempo na escola, mais tempo dependentes dos pais esses jovens eram. Com essa mudança de padrões sociais, a adolescência passou a receber atenção para suas particularidades, dentre elas, os perigos da ansiedade e depressão nessa fase.

Por ser uma fase em que muitas mudanças acontecem, tanto mentais como físicas, é comum que os jovens nessa fase passem por alguns períodos de ansiedade e depressão. Porém, mesmo que alguns adultos compreendam certas atitudes de adolescentes como exageros, é imprescindível o acompanhamento psicológico.

ASSISTA: O impacto das redes sociais na imagem corporal dos adolescentes

Te digo isso, porque uma depressão ou ansiedade que poderiam ser resolvidas com um acompanhamento leve, podem se tornar gatilhos para o desenvolvimento de transtornos e imagem e até transtornos alimentares.

Gatilhos para a distorção de imagem corporal

As redes sociais – quando não filtradas e não usadas de forma consciente – podem funcionar como gatilhos para a distorção de imagem. E isso tudo geralmente começa com quadros relacionados à ansiedade e depressão que não são devidamente tratados. Esses quadros iniciam com uma insatisfação e um sentimento de inadequação perante aos corpos que são populares nas redes.  Ao se sentir à margem, o adolescente pode acabar apelando para atitudes mais extremas e rápidas para se encaixar nos padrões

A adolescência como um todo é cheia de conflitos, mas a melhor maneira para passar por essa fase é sempre manter um diálogo aberto. E eu sei que pode ser difícil incentivar um adolescente a falar, mas só de deixar claro que você está aberto a ouvir, pode ser um grande facilitador.

Veja também: Como Identificar Os Primeiros Sinais Do Transtorno De Imagem Corporal Na Infância?