Famílias

Como identificar os primeiros sinais do transtorno de imagem corporal na infância?

Por 11 de abril de 2022 Sem comentários

Todos queremos que nossos filhos desenvolvam uma imagem corporal positiva e uma relação saudável com os alimentos. Porém, as pressões de padrões irrealistas veem afetando cada vez mais as crianças, e causando transtornos de imagem corporal na infância.

A maneira como as crianças e os jovens pensam e sentem sobre seu corpo e sua aparência pode afetar sua saúde mental de forma positiva e negativa. O grande problema é que essa insatisfação vem ocorrendo cada vez mais cedo.

Se as crianças sentirem que não atendem a certos padrões ou que não são ‘bons o suficiente’ em alguns aspectos, isso pode afetá-los negativamente. Nesse aspecto, saber identificar os primeiros sinais desse transtorno de imagem corporal pode ser um grande passo para se evitar problemas futuros.

Como a imagem corporal afeta a saúde mental

Ser positivo para o corpo pode apoiar a saúde mental e física, aumentando a confiança e ajudando crianças a desenvolver uma imagem saudável de si mesmos.

Não medir seu valor com base em sua aparência pode aumentar o bem-estar geral e significa que as crianças e os jovens são mais propensos a vincular seu valor próprio e sua autoimagem às suas características internas, em vez de externas.

Uma imagem corporal negativa ou insatisfação corporal — também chamada de dismorfia corporal — pode influenciar uma criança de várias maneiras. Isso pode incluir:

• baixa autoestima
  • níveis mais baixos de confiança
  • níveis aumentados de ansiedade
  • depressão ou baixo humor
  • autopercepção pobre
  • auto pensamentos críticos
  • isolamento social ou retraimento
  • comportamento de autoagressão

Mas como identificar os sinais?

É normal que crianças se comparem aos outros. Aliás, isso é especialmente verdadeiro à medida que as crianças ficam mais velhas. Seus corpos começam a mudar e elas se tornam mais conscientes da pressão social para ter uma determinada aparência.

Existem algumas coisas que podem ser observadas, auxiliando a identificação de um transtorno de imagem corporal na infância. Entre eles, estão:

• sentir-se excessivamente preocupado com sua aparência
  • querer cobrir partes de seu corpo porque se sentem constrangidos
  • não querer participar da educação física na escola
  • ser intimidado pela aparência — ou seus colegas fazendo comentários negativos
  • ter padrões de pensamento rígidos sobre o que é “bom” versus “ruim”
  • recusar tipos de comida porque ‘me engorda’
  • mudanças em seu funcionamento social ou interação
  • mudanças de humor
  • controle do que e quando comer

O que afeta a imagem corporal na infância?

As crianças aprendem sobre a imagem corporal — e desenvolvem ansiedade sobre sua aparência — de uma variedade de fontes. Entre elas estão pais, amigos e colegas, e as redes sociais.

Nesse sentido, os pais podem desempenhar um papel crucial no incentivo à boa imagem corporal dos filhos. Aqui estão algumas dicas para manter em mente:

Cuidado com as palavras

Não diga coisas como “Eu pareço muito gordo com isso” ou “Não posso comer isso porque me engorda”. Seu filho está ouvindo e aprendendo com você. Além disso, estudo descobriu que crianças de 5 a 8 anos que pensam que suas mães estão infelizes com seus corpos têm maior probabilidade de ficarem insatisfeitas com seus próprios corpos. Mostre confiança em seu corpo e em você mesmo.

Tente não se concentrar na aparência

Não fale sobre a aparência das pessoas e seus corpos e concentre-se em coisas mais importantes sobre uma pessoa, como o quão bondosa ou caridosa ela é, se ela tem boas maneiras ou trabalha muito.

Atividade física e alimentação

Passe o tempo com as crianças fazendo atividades ativas, como brincar ao ar livre, andar de bicicleta e ir ao parque. Quando você for às compras, deixe as crianças ajudá-lo e mostre que alimentar-se é algo natural.

Examine seus brinquedos

Dê uma olhada nos bonecos de ação no baú de brinquedos do seu filho. Eles têm músculos protuberantes irrealistas? As bonecas do quarto da sua filha têm proporções que não são humanamente possíveis?

Desse modo, tente mudar esses brinquedos ou pelo menos equilibrá-los com representações mais realistas do corpo humano. Melhor ainda, faça um estoque de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e ótimos livros para crianças.

Fale sobre estereótipos de gênero

Veja o conteúdo com seu filho e quando vir comerciais, programas de TV ou filmes que mostram mulheres em fantasias mínimas ou que fazem com que alimentos não saudáveis pareçam tentadores, converse sobre o que há de errado com essas imagens.

Limite o tempo de uso

Estudos demonstraram que diminuir o tempo na tela pode reduzir o risco de obesidade nas crianças e até melhorar as notas. Por exemplo, ensine as crianças a ver anúncios de junk food, que agora estão até mesmo acompanhando as crianças online, com uma compreensão do que estão tentando vender e fale sobre porque esses alimentos fazem mal à saúde.

Permita que a criança seja feliz!

Em síntese, o transtorno de imagem corporal na infância é um momento doloroso tanto para as crianças quanto para os pais, que veem seus filhos sofrerem. Mas caso perceba que ele não sente-se bem com seu corpo, procure também identificar a origem: pode ser um dos pontos mencionados acima, ou mesmo na relação com colegas na escola.

Mantenha sempre um canal de comunicação aberto com as crianças, para que eles possam manifestar suas angústias. Dessa forma, torna-se também mais fácil identificar os transtornos de imagem.

Espero que minhas dicas tenham sido uteis e na dúvida, procure ajude especializada.

Um abraço e até mais,

Dra Bianca Thurm é referência no tratamento de Distorção de Imagem Corporal,  criadora da metodologia MBT, pesquisadora e integrante da equipe multidisciplinar do AMBULIM IPq FMUSP e colaboradora de conteúdos do Kogno Vila Madalena