7 dicas para se preparar para o Enem

Por 15 de dezembro de 2020 Sem comentários

O Enem é uma prova muito importante para muitos jovens brasileiros, visto que pode possibilitar o ingresso no Ensino Superior. Um bom desempenho no exame pode garantir uma vaga em uma universidade pública ou financiamento de um curso em alguma faculdade particular.

Pensando nisso, a Sua Escola Ideal separou 7 dicas para que você se prepare bem para o Enem.

1- Tenha um cronograma de estudos

Organização” e “planejamento” são palavras-chave para se dar bem em qualquer vestibular. Antes de começar os estudos, estabeleça um cronograma de acordo com a sua rotina. Cada pessoa tem uma programação própria de rotina, por isso é essencial que o candidato calcule o tempo que tem disponível para estudar cada conteúdo e quantas horas vai se dedicar estudando. E não se esqueça de separar um tempo para treinar a redação.

Além disso, não deixe de descansar entre uma sessão de estudos e outra. O ideal é separar uns 15 minutos para descansar, assistir a um filme ou comer alguma coisa. Assim você tem mais disposição para partir de um conteúdo para o outro.

2- Escolha um ambiente de estudos adequado

Não é muito adequado tentar estudar na cama ou no sofá da sala. É importante que você opte por um local confortável e, acima de tudo, que te permita se concentrar no conteúdo que estiver estudando.

Escolha um ambiente da sua casa que tenha uma boa iluminação, ventilação e que não seja muito barulhento. Evite locais com distrações como televisão e celular; isso vai te ajudar a se concentrar e, consequentemente, a terminar seus estudos o quanto antes.

3- Comece pelos exercícios mais simples

Comece a estudar aquelas matérias que você tem mais facilidade. Inicie os estudos com exercícios mais simples e aumente o grau de dificuldade conforme você for acertando as respostas.

4- Refaça as provas anteriores

Resolver questões de provas anteriores é um diferencial, principalmente para desenvolver a capacidade de interpretação, que é muito cobrada pelo exame. Além disso, esse tipo de exercício ajuda o estudante a identificar o nível de dificuldade das questões, assim como a gerenciar o seu tempo de prova.

Muitas escolas realizam simulados do Enem durante o ano para que os alunos se familiarizem com o Exame, mas também é possível encontrar provas oficiais antigas na internet.

5- Pratique a redação

Uma das maiores preocupações dos estudantes que vão prestar o Enem é a redação. Todo ano o Exame escolhe um tema para os estudantes desenvolverem, e esse tema é sempre uma surpresa. Logo, é importante que os jovens estejam atualizados a respeito do mundo em que vivem. Isso significa conhecer nosso passado, questões históricas e sociais e também estar antenado em notícias nacionais e internacionais da atualidade.

Uma dica essencial é conferir o edital do Exame para estar por dentro dos critérios de correção e o que você pode ou não escrever na sua redação.

Uma maneira de se dar bem na redação do Enem é praticar. Durante a semana, separe alguns dias para se dedicar à produção de uma redação. Procure temas variados, evite escrever a mesma coisa de formas diferentes e seja objetivo e conciso na sua escrita.

6- Fique atento às notícias

Além dos conteúdos de aula, acontecimentos cotidianos sempre são cobrados na prova, independente da disciplina. Portanto, acompanhe portais de notícias, assista e leia jornais, esteja por dentro do que está acontecendo no mundo.

Essa dica também está diretamente ligada à redação, já que os temas para a produção do texto geralmente partem de assuntos da atualidade. Conhecer essas questões mais atuais vai te ajudar a desenvolver seus argumentos e construir seu texto de modo lógico.

7- Reserve um tempo para descansar

Sabemos que esse período de estudos para o Enem e vestibulares pode ser exaustivo para os jovens. Por esse motivo é essencial que você não descuide da sua saúde nesse momento. Durma bem todos os dias e evite cometer exageros na sua alimentação. Afinal de contas, quando estamos muito cansados, é mais difícil nos concentrarmos.

Essas são 7 dicas simples que podem fazer a diferença no seu resultado final do Enem. Seguindo todas elas, você perceberá como será mais fácil se preparar para o exame.

O Enem de 2020 está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 4 de fevereiro (versão digital).

No blog da Sua Escola Ideal você pode acompanhar mais notícias sobre o Enem. Acesse agora mesmo nosso conteúdo.