Enem

Como conciliar os estudos e o descanso para se dar bem no vestibular?

Por 17 de dezembro de 2020 Sem comentários

A preparação para o vestibular representa uma fase muito importante da vida dos jovens, porém excessos fazem mal. Uma rotina de estudos intensa nunca será a melhor estratégia para se dar bem nas provas. Pesquisas comprovam que o ser humano, em termos neurológicos, necessita de intervalo entre suas atividades, sejam elas quais forem.

Em relação aos estudos a situação é ainda mais delicada, já que os excessos podem causar cansaço físico e mental. Com medo de perder tempo, muitos estudantes dedicam horas e horas de preparação para o vestibular, sem nenhuma pausa significativa. No entanto, é importante lembrar que o cansaço gera perda de concentração e, consequentemente, reduz seu rendimento nos estudos. Pensando nisso, a Sua Escola Ideal separou algumas dicas de como os estudantes podem conciliar seus estudos com os momentos de descanso.

Fazer pausas e também se dedicar a outras atividades

O ideal é reservar ao menos 10 minutos a cada hora de estudo para atividades secundárias; assim, o estudante assimila melhor o conteúdo e recupera suas energias. Fazer um lanche, checar as redes sociais, ir ao banheiro ou conversar com amigos são algumas das opções disponíveis. É importante se deslocar e focar sua atenção em atividades diferentes. Mas é essencial que o estudante não perca o foco! Ao fim do intervalo, a atenção e a concentração devem voltar-se novamente aos estudos.

Não abusar de excessos

Pensando nessas pausas, é aconselhável que o jovem passe parte do seu tempo com seus familiares e amigos, faça uma atividade física, assista a um filme. É preciso apenas que o jovem fique atento para não abusar de atitudes como dormir tarde ou dormir pouco, visto que isso irá afetar sua disposição para os estudos.

Descanse

Talvez a dica mais importante para os estudantes estarem 100% focados nos seus estudos é descansar. Foi comprovado por estudos que um cochilo depois do almoço pode ajudar na capacidade de aprendizado. Se o corpo der sinais de que precisa de descanso, é essencial que o jovem atenda ao pedido, principalmente se seu sono e seus horários forem irregulares.

Mesmo assim, não deixe de estabelecer limites; dormir mais do que o necessário pode dificultar o retorno aos estudos. No caso dos cochilos, 20 minutos são suficientes para que o estudante relaxe o corpo e a mente e volte disposto à sua rotina pré-vestibular.

Descansar não é um problema. Bem administrado, tal conduta pode se transformar em uma aliada capaz de garantir um bom desempenho nos vestibulares.

Comentar