Confira agora o que mais cai no ENEM e saia na frente com seus estudos

Por 4 de setembro de 2020 Sem comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é, atualmente, uma das principais formas de ingressar em uma universidade no Brasil. Suas notas são usadas para ingresso na maioria das Universidades Federais, em algumas faculdades particulares e até mesmo em certas universidades fora do país.

Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, o calendário do ENEM teve algumas mudanças, alterando as datas da prova escrita e do novo modelo de prova digital. Para o modelo impresso, a nova data do ENEM ficou marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A prova é realizada em dois dias diferentes, mas você consegue imaginar o motivo disso? Se pensou na grande quantidade de conteúdo cobrada, acertou! A prova é separada em quatro áreas do conhecimento e uma redação. Por isso, é necessário muito estudo e organização para dar conta de tudo!

Para facilitar esse processo, a Sua Escola Ideal reuniu aqui o que mais cai no ENEM em cada disciplina. Acompanhe!

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química

Ao estudar para a prova de Química do ENEM, dê atenção aos problemas ambientais da atualidade, principalmente chuva ácida e camada de ozônio. Preste atenção também nas interações intermoleculares, assim como nas estruturas e nos fenômenos químicos. Confira a lista dos principais assuntos de Química no ENEM:

• Ligações químicas;
  • Química orgânica;
  • Reações inorgânicas;
  • Soluções – concentrações;
  • Eletroquímica – conceitos gerais, pilhas eletroquímicas, eletrólise;
  • Termoquímica;
  • Radioatividades.

Biologia

Centrada na interpretação de problemas ligados ao ser humano, a prova de Biologia do ENEM envolve evolução, sustentabilidade e relações com o meio ambiente. Outros temas comuns são:

• Ecologia;
  • Genética;
  • Evolução;
  • Fisiologia;
  • Parasitologia e Programas de Saúde;
  • Citologia.

Física

Para a prova de Física, você deve estar preparado para resolver situações-problema que envolvem fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas.

• Mecânica;
  • Eletricidade;
  • Ondulatória;
  • Termologia;
  • Óptica;
  • Magnetismo;
  • Física Moderna.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Geografia

A prova de Geografia envolve conhecimentos gerais sobre fenômenos em diferentes contextos e paisagens.

• Questões ambientais;
  • Agropecuária;
  • Fases do capitalismo;
  • Urbanização;
  • Indústria;
  • Migrações;
  • Comércio;
  • Geologia e relevo;
  • População;
  • Hidrografia.

História

Quando estudar para História, foque no Regime Militar, assunto que aparece em todas as edições do ENEM. Da mesma maneira, atente-se, ainda, à Era Vargas, que também é muito cobrada. Vale a pena estudar também esses temas a partir do contexto internacional.

• Segundo Reinado;
  • Regime Militar;
  • Neocolonialismo (Imperialismo);
  • Período entreguerras (Nazifascismo);
  • Início da colonização;
  • Independência do Brasil.

Filosofia

A Filosofia Política é bastante cobrada no ENEM. Estude bem os principais conceitos propostos por John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. Também são exigidos conhecimentos sobre o Renascimento, o Racionalismo, as Ciências Modernas, o Empirismo e o Iluminismo Francês.

• Filosofia Temática;
  • Filosofia Moderna;
  • Filosofia Antiga;
  • Filosofia Contemporânea.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura

Leitura e interpretação de texto são as chaves dessa prova. Um bom meio de estudar é dedicar algum tempo à leitura de um jornal ou uma revista todos os dias, ampliando sua capacidade interpretativa e ficando por dentro dos temas de atualidades.

• Interpretação de texto;
  • Gramática;
  • Figuras de linguagem;
  • Literatura;
  • Teoria da Comunicação;
  • Língua Estrangeira;
  • Artes.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Diferente de outros vestibulares, a prova de Matemática do ENEM foge de perguntas diretas, apresentando muitas situações-problema.

• Leitura e interpretação de gráficos;
  • Cálculo com decimais e porcentagem;
  • Equações e funções de primeiro e segundo grau;
  • Logaritmo;
  • Progressão Aritmética e Progressão Geométrica;
  • Geometria plana e espacial;
  • Trigonometria;
  • Análise combinatória e probabilidade.

Redação no ENEM

A redação do ENEM geralmente traz temas sobre problemas da sociedade brasileira, principalmente questões polêmicas. Seu objetivo é avaliar se o candidato é capaz de oferecer soluções para questões sociais. Confira os temas das últimas edições:

• 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil/Caminhos para combater o racismo no Brasil
  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
  • 2014 – Publicidade infantil no Brasil
  • 2013 – Lei Seca no Brasil
  • 2012 – Imigração no Brasil

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para outras dicas sobre Educação, ensino e vestibulares!