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Sua escola está preparada para a campanha de matrícula e rematrícula?

Por 8 de julho de 2021 Sem comentários

Sua escola está preparada para a campanha de matrícula e rematrícula?

Sabemos que os alunos precisam e merecem usufruir da melhor experiência educacional possível. Provavelmente, a sua escola também está preocupada com essa questão e se esforçou imensamente durante 2020 e durante o primeiro semestre de 2021 para deixar isso claro. A campanha de matrícula e rematrícula é o momento de mostrar isso e fidelizar as famílias. 

Se em anos anteriores essa já era uma dinâmica desafiadora, diante dos riscos da evasão escolar em consequência da pandemia de Covid-19, o desafio tende a ser ainda maior agora. Para contornar essa situação e fazer uma campanha de matrícula e rematrícula com bons resultados, os gestores devem trabalhar para comunicar claramente sua visão às antigas famílias e às famílias em potencial. É importante incorporar compaixão, estabilidade, esperança e credibilidade à visão de sua escola para ganhar o respeito delas. 

A fim de lidar com essa situação, muitos líderes estão buscando ideias sobre como fazer uma campanha de matrícula dentro das atuais perspectivas de ensino remoto, híbrido e retorno às aulas presenciais. Para ajudá-los, compilamos algumas sugestões que podem ser usadas para impulsionar a matrícula e retenção das instituições.

Como fazer uma campanha de matrícula e rematrícula?

O surgimento das mídias sociais mudou fundamentalmente o modo como o marketing é conduzido. Já se foi o tempo em que apenas se colocavam anúncios no jornal ou na TV. Cada vez mais empresas, inclusive as educacionais, adotam o marketing digital. Sob essa perspectiva, considerando as imposições de isolamento social, além de um excelente planejamento, qualquer campanha de matrícula e rematrícula deve partir desse ponto e investir em tecnologias, forte divulgação online e em um processo qualificado de matrícula inteligente tanto para as famílias que a farão presencialmente, como no online.

A matrícula escolar, quando é bem feita, pode ser um trabalho que exige muita mão de obra. A maioria das escolas não tem um funcionário em tempo integral cuja única responsabilidade seja matricular novos alunos. Mas não importa se esta é apenas uma parte das responsabilidades ou se sua escola tem uma equipe dedicada a isso você vai querer investir em ferramentas para facilitar o trabalho. A maioria das escolas monta um sistema usando várias planilhas, formulários de papel ou post-its. Porém, algumas informações podem ser perdidas, e esses esforços não permitirão que você trabalhe de maneira mais inteligente.

Atente-se a situação do seu site

Além de analisar a arquitetura do seu site e mantê-lo atualizado, é bom checar se ele é responsivo, ou seja, adaptável ao tamanho das telas. Afinal, foi-se o tempo em que os dispositivos móveis eram inimigos, vistos como empecilhos às aulas. Eles também podem aumentar os números de uma campanha de matrícula e rematrícula. Hoje em dia, quase metade do tráfego da internet é feito por meio de dispositivos móveis. Se o seu site não estiver habilitado para eles, você está criando uma experiência ruim para o cliente; logo, como convencer alguém a matricular crianças e/ou jovens em uma instituição frustrante ao fazer o “feijão com arroz” da tecnologia? Se seu site for difícil de ser lido via celular, talvez você não tenha uma segunda chance com essa família.

Google Maps: uma maneira rápida e fácil de aumentar o número de matrículas

O registro no Google Maps é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de ajudar as famílias a encontrar sua instituição e aumentar as inscrições na sua campanha de matrícula e rematrícula. Garanta que elas possam encontrar online a sua escola registrando corretamente o seu site no Google Maps. Estar registrado como uma empresa possibilita aparecer em mapas quando as pessoas pesquisam “Escolas locais por perto” ou outras consultas específicas.

Melhore a taxa de retenção de matrículas usando vídeos

Todos nós sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras, mas um vídeo provavelmente vale um milhão delas. Ou seja, todas as estratégias para aumentar as matrículas e rematrículas escolares podem ser melhoradas com um vídeo. Você não precisa montar uma campanha abrangente de uma só vez. Às vezes, um vídeo sobre visões, instalações ou diferenciais da escola pode ser o material decisivo para humanizar a sua instituição e ter um impacto grandioso sobre as famílias. Como gestor, você pode estar nervoso em ser o porta-voz da escola, mas também é possível e especialmente interessante pedir a um pai ou uma mãe ativos na comunidade ou a um professor querido pelos alunos para assumir esse papel no vídeo institucional. 

Peça às famílias que escrevam avaliações online positivas

Um dos grandes desafios dos pais e/ou responsáveis é escolher a escola ideal para matricular os jovens. Para que possam tomar a melhor decisão, antes mesmo de ligar para as escolas e agendar uma visita, eles buscam mais informações sobre as instituições de ensino na internet.

As análises online são, assim, a moeda digital dos nossos tempos. Elas podem estabelecer ou quebrar uma organização. Quanto melhores forem as suas análises online, mais fácil será aumentar o número de inscrições na sua campanha de matrícula e rematrícula. Portanto, é oportuno pedir aos familiares, estudantes e à sua equipe para deixarem boas críticas sobre a escola em suas redes sociais. Da mesma maneira, é importante garantir que a página exclusiva de sua instituição aqui na Sua Escola Ideal esteja completa. Como a maior plataforma de busca de escolas particulares e públicas da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio), funcionamos como o seu boca a boca digital, e as boas críticas contribuem muito para criar uma percepção positiva do seu colégio. 

Expanda os limites de sua escola destacando seus professores

Nenhuma estratégia aumentará as matrículas se sua escola não tiver corpo docente para apoiá-la. Quase mais importante do que a liderança são as capacidades de sua equipe de ensino. Como pais, queremos saber quem ensinará nossos filhos e se eles são ótimos professores. Promover a qualidade de seu corpo docente é uma ótima maneira de diferenciar a escola da concorrência e aumentar o número de matrículas, além de destacar aquilo que a torna verdadeiramente única: o dedicado corpo docente e seus métodos de ensino.

A grama do vizinho é sempre mais verde?

Você tem um bom controle sobre as tendências de matrícula nas escolas locais ou quem é seu concorrente? Fazer uma análise competitiva da vizinhança dá a você uma boa compreensão de quem é a concorrência e o que ela está oferecendo às famílias; talvez sejam pontos mais atraentes do que aqueles que sua escola oferece. Conhecer as diferentes opções disponíveis também garante que você faça uma análise crítica das ofertas de sua própria instituição e da capacidade de implementar mudanças para fazê-la se destacar.

Não deixe também de realmente compreender as famílias para saber qual é a melhor estratégia de retenção. Todas as estratégias para escolas privadas começam com a compreensão de suas famílias atuais. Conhecendo-as verdadeiramente quais são suas necessidades e o que elas valorizam –, as mensagens de marketing serão bem direcionadas e a sua escola se destacará como a ideal.

Marque presença

Para as instituições que têm feito tours presenciais ou virtuais, o que acontece depois que as famílias terminam o passeio? Você acena um adeus e espera que liguem? Ou faz um acompanhamento sistemático para que elas se inscrevam na sua escola? 

O acompanhamento é fundamental para que mais famílias se matriculem. Gestos simples podem causar um grande impacto, desde uma nota de agradecimento escrita à mão pelo diretor da escola até uma série de telefonemas de acompanhamento do futuro professor ou de pais embaixadores, por exemplo. Ações pós-tour ajudam a convencer as famílias e levantam os números de sua campanha de matrícula e rematrícula.

Gostou das dicas? Não deixe de participar gratuitamente desta comunidade, a Sua Escola Ideal, com mais de 178.000 escolas cadastradas, e ajude as famílias a encontrarem a escola ideal para os seus filhos.

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