Escolas

Qual é a importância de ter um gestor de marketing educacional?

Por 29 de junho de 2021 Sem comentários

Qual é a importância de ter um gestor de marketing educacional?

Instituições de ensino são alvos do olhar crítico das famílias, dos alunos e da sociedade constantemente. Por isso, a gestão escolar deve preocupar-se com pautas além da organização interna da instituição, pensando em como a escola está sendo vista por todos esses observadores. Aí entra a função do gestor de marketing educacional: trabalhar a imagem da escola para que esta seja vista como uma referência na área educacional.

O marketing educacional e a nova realidade do ensino

Um gestor de marketing educacional é capaz de observar como as contínuas mudanças na sociedade podem afetar o seu relacionamento com a escola. Esse profissional é cada vez mais necessário para a equipe de gestão escolar.

Desde que o isolamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, instituiu o ensino remoto, os pais estão participando mais da vida educacional dos filhos; inclusive, eles podem acompanhar as aulas com as crianças e os jovens e se relacionar diretamente com profissionais da Educação a qualquer momento. Agora que há o avanço do ensino híbrido, as famílias estão praticamente dentro das instituições, pois os professores transmitem online as aulas gravadas na escola. Essa nova realidade propõe desafios que transbordam a área de ensino e alcançam também as estratégias de marketing escolar.

Cabe ao gestor de marketing educacional, então, pensar em como as novas realidades que o ensino híbrido trouxe à sociedade formam uma nova imagem da escola para as famílias e para os alunos e criar estratégias que se utilizem positivamente dessa situação. Não são tarefas fáceis; é necessária uma gestão escolar organizada e um trabalho ao lado do gestor de marketing educacional e da equipe de marketing escolar. Organização, informação e comunicação são essenciais para tornar forte qualquer gestão.

Além das paredes da escola

O gestor de marketing educacional também é um dos responsáveis em entender como o comportamento das pessoas afeta a instituição escolar. Já vimos aqui que o perfil do consumidor, no geral, vem mudando; logo, as estratégias de marketing escolar também devem considerar como isso afeta a procura por instituições de ensino para que as escolhas sejam otimizadas.

Esse profissional também é atento às inovações que a tecnologia e a internet trouxeram à vida de todos, ainda mais no atual cenário de pandemia, que estimulou a conectividade entre as pessoas. Logo, ele terá participação fundamental em projetos que usem a tecnologia como meio de comunicação e conexão entre a escola, a família e a sociedade. Por exemplo, que estratégias as plataformas digitais e o site da escola devem seguir? O gestor de marketing educacional oferece essas respostas!

A Sua Escola Ideal também está aqui para ajudar na divulgação da sua instituição. Como uma completa ferramenta de busca de escolas da Educação Básica e com um público de mais de 100 mil famílias, ajudamos na visibilidade e construção da sua marca.