Famílias

Qual proposta pedagógica é ideal para meus filhos?

Por 21 de setembro de 2021 Sem comentários

Quais fatores devem ser levados em conta na hora de escolher uma escola particular para seu filho ou sua filha? A Sua Escola Ideal preparou este guia para ajudar você a escolher entre as diferentes propostas pedagógicas oferecidas no Brasil.

Muito além de pensar em uma escola “melhor” do que outra, podemos pensar em escolas mais ou menos alinhadas com as necessidades e expectativas da família e com as características do estudante.

Uma escola deve oferecer um ambiente adequado para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades sociais. Por isso, de nada adianta considerar que “quanto mais cara, melhor a escola”.

As escolas particulares diferenciam-se principalmente em dois fatores: a forma de lidar com o conhecimento e a forma como avaliam os alunos. Novamente, não existe uma forma melhor ou pior; é preciso que se entenda as particularidades de cada uma.

Entender como é realizado o trabalho da escola pode ajudar a evitar frustrações no decorrer do tempo. Por exemplo: uma escola mais tradicional poderá ter mais volume de conteúdo e focar em aprendizado por memorização, enquanto outras linhas podem priorizar um ensino mais livre e personalizado.

Principais propostas pedagógicas no Brasil:

Escola Tradicional

Neste modelo, o professor é o sujeito ativo durante o processo de ensino-aprendizagem, com um papel bem definido na hierarquia da sala de aula, transmitindo seus conhecimentos aos alunos geralmente por meio de aulas teóricas e expositivas. Caso o estudante não alcance um desempenho mínimo, ele não passa para a próxima etapa.

Escola Construtivista

Na Escola Construtivista, o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem é do aluno, e o papel do professor é ser um facilitador, orientando o estudante a buscar e construir seus próprios conhecimentos. A partir da realização de pesquisas, o aluno também pode adquirir conhecimento pelos mesmos meios que seu professor.

Escola Sociointeracionista

Este modelo de ensino considera a aprendizagem um fruto da interação entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, inserindo o aluno em seu contexto cultural para a formação sociocognitiva. Dessa forma, o método estimula a interação, tendo o conhecimento da criança como ponto de partida para o conhecimento potencial.

Escola Montessoriana

O ensino Montessoriano geralmente é utilizado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Seu diferencial são as salas equipadas com materiais e atividades que proporcionam maior autonomia ao aluno para escolher o que ele quer fazer em cada período. Aqui, o professor atua como um guia, tirando dúvidas e ajudando os alunos com suas dificuldades.

Escola Waldorf

Diferentemente de outros modelos, na Escola Waldorf os alunos são agrupados por idades, e não necessariamente por séries. São três os principais fatores: desenvolvimento corporal, espiritual e anímico. Para isso, os alunos contam com um professor principal e com outros que ajudam a compor o currículo. A avaliação é feita com base nas atividades diárias, envolvendo habilidades sociais e virtudes, como força de vontade e interesse.

No site da Sua Escola Ideal, você consegue comparar diferentes escolas de acordo com sua proposta pedagógica. Assim, fica muito mais fácil escolher entre as mais de 170 mil instituições presentes em nossa plataforma!

Acesse e encontre a escola ideal para seus filhos: www.suaescolaideal.com.br