Escolas

Entenda melhor os diferentes métodos de ensino das escolas

Por 13 de novembro de 2020 Sem comentários

Ao escolher uma escola para seus filhos, você deve levar em consideração muitos fatores: a localização da escola, infraestrutura e valores de mensalidade, por exemplo. Um fator muito importante nessa conta é a metodologia de ensino.

Diante de tantas possibilidades, são muitas as dúvidas dos pais para escolher a melhor escola. A Sua Escola Ideal irá te apresentar cada uma das metodologias, para que você opte pela mais adequada para seus filhos.

Tradicional

Utilizada em grande parte das escolas do Brasil, nessa metodologia o ensino é centralizado no professor. O estudante tem metas a cumprir dentro de prazos estipulados, que são avaliadas periodicamente. Eles precisam atingir a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando e, caso não atinja, será preciso refazê-lo. É comum que essas escolas usem apostilas e cartilhas que determinam o que deve ser ensinado ao longo dos anos.

Aqui é valorizado a quantidade de conteúdo ensinada, e geralmente esses tipos de escolas são voltadas para o sucesso do aluno em provas como Enem e vestibulares.

Freiriana

Nessa pedagogia, baseada nos conceitos de Paulo Freire, são levados em conta aspectos culturais, sociais e humanos do aluno. Essa metodologia ajuda o aluno a construir confiança, para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento. Bom senso, humildade, tolerância, respeito e curiosidade são alguns dos princípios defendidos por essa corrente de ensino. Essa metodologia não prevê provas, mas a escola pode ter avaliações.

Comportamentalista

A metodologia comportamentalista coloca o aluno como alguém que pode aprender a partir de estímulos e que são recompensados casos os objetivos sejam alcançados. O professor tem como tarefa controlar o tempo e as respostas dos alunos dando-lhes um feedback constante.

Esse método tem como foco a técnica, o processo e o material utilizado. O ensino deve ser bem planejado e controlado. A ideia é que os resultados possam ser mensurados, e que o estudante adquira os comportamentos desejados. O processo de avaliação é semelhante à linha tradicional, feita por meio de provas.

Construtivista

Nessa metodologia, cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizagem, e o trabalho em grupo é valorizado. O conhecimento é construído pelo próprio aluno e não passivamente recebido do professor. Ele é estimulado a solucionar problemas propostos. Também há provas e reprovação nessas instituições, mas a meta é desenvolver pessoas capazes de fazer coisas novas e não repetir o que já fizeram.

Montessoriana

Na metodologia montessoriana a criança deve buscar sua autoformação e construção. Na sala de aula, elas escolhem as atividades que querem fazer e o professor é um “guia” que auxilia nas dificuldades, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um. As classes contam com crianças de diferentes idades e o trabalho em grupo é bastante incentivado.

Democrática

Nas escolas democráticas a ideia fundamental é a liberdade de escolha dos alunos, já que estes podem sugerir como irão aprender determinada matéria. Os alunos não são obrigados a seguir um cronograma de aulas único, eles podem escolher as atividades de acordo com o seu interesse. O método de avaliação é feito por meio da sua participação nas aulas e os trabalhos feitos.

Waldorf

Nesta metodologia de ensino, busca se desenvolver os aspectos cognitivos com o desenvolvimento de habilidades artísticas ou musicais. O aluno é acompanhado de perto, respeitando sua individualidade. O trabalho é feito trabalhando o desenvolvimento físico, social e individual da criança.

Os alunos são divididos em faixas etárias e não em séries, e o aluno estuda com a mesma turma e professor dos 7 aos 14 anos. Esse método valoriza as formações éticas, estéticas e acadêmicas. Os pais recebem avaliações trimestrais com uma descrição da atitude de seus filhos.

Freinet

Esse tipo de escola coloca em prática o aprendizado por meio do trabalho e da cooperação. A criança é incentivada a compartilhar suas atividades com os colegas, já que acredita que a criança deve ser vista como parte da comunidade.

As avaliações consideram o desenvolvimento do aluno, comparando seu progresso durante os anos. Valoriza atividades como estudos de campo, elaboração de jornais e debates.

Optimist

O método de ensino Optimist desenvolvido para a Educação Infantil (de 0 a 6 anos) trabalha a educação de forma personalizada respeitando o aluno e seu ritmo de aprendizagem.

Sua proposta inclui atividades que desenvolvam o corpo, a inteligência e a sociabilidade. A participação dos pais é importante, pois parte do objetivo é dar continuidade à aprendizagem dentro de casa. O professor aqui recebe uma formação específica para atender a essa percepção de aprendizagem.

Agora que já conhece melhor todas as metodologias de ensino, utilize a ferramenta da Sua Escola Ideal para encontrar a opção certa para os seus filhos!