Escolas

Os diferenciais da metodologia de ensino Waldorf

Por 5 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Uma das principais preocupações dos pais ao escolher a escola ideal para os seus filhos é a qualidade do ensino. Atualmente, com a grande quantidade de pedagogias existentes, se informar é essencial para que você escolha uma instituição que tenha o perfil e a ideologia da sua família.

A Sua Escola Ideal separou alguns diferenciais da metodologia Waldorf para você conhecer.

Formação de seres humanos

Com essa metodologia, os primeiros anos de formação da criança irão focar em sua parte emocional. Por meio de jogos ou brincadeiras, a escola irá estimular os sentidos e o imaginário da criança. A partir dos 7 anos de idade, pode-se ter início o processo de alfabetização. Nesse momento as atividades realizadas irão promover o desenvolvimento da capacidade de sentir e pensar, gerando maior autonomia e independência na criança. Com turmas pequenas, cerca de 20 crianças, a grade traz disciplinas que vão além do tradicional, como aula de música, artes e o ensino de idiomas.

A infraestrutura da instituição é pensada para possibilitar liberdade à criança, favorecendo sua autonomia e autoconhecimento.

Fortalecimento do vínculo entre escola e família

Essa metodologia também contribui para estreitar o relacionamento da escola com a família, já que os pais têm o papel essencial de adequar o ensino das crianças a essa proposta pedagógica, ajudando ela no processo. Além disso, o respeito à individualidade da criança e o estímulo de uma alimentação mais saudável também ajudam as crianças a aflorar suas virtudes.

Benefícios da metodologia

Conforme citado acima, essa metodologia de ensino pode trazer diversos benefícios, e eles não se restringem apenas aos alunos. Para se adaptar a esse ensino, os professores devem estar frequentemente atualizados e dispostos a adquirir novos conhecimentos. Com a pedagogia Waldorf, o vínculo entre professor e aluno é maior, pois cada etapa da educação tem um tutor responsável.

É estimulado na criança o respeito, solidariedade e trabalho em equipe. Além disso, as atividades são personalizadas, permitindo que as tarefas de casa estejam alinhadas com suas capacidades e interesses.

Na plataforma de busca da Sua Escola Ideal, você consegue buscar por escolas que ofereçam essa metodologia de ensino. Continue acompanhando nosso blog para mais informações.