Uma das principais portas de entrada no Brasil para ingresso em uma universidade pública, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conta com várias novidades em sua edição 2020 – entre elas, a Prova Digital.
A Prova Digital, que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, oferece diversos benefícios, como redução de custos, diminuição dos descartes de papel e segurança, evitando perda de provas preenchidas pelos candidatos.
Neste post, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre as novidades que acompanham a Prova Digital do ENEM 2020!
Quem poderá participar do ENEM Digital?
Diferentemente da prova tradicional, apenas quem já concluiu o Ensino Médio ou concluirá esse ciclo até o final do ano poderá se inscrever nessa modalidade de prova; para treineiros, não há essa opção. Nesta edição, a prova digital também não será aplicada para participantes que precisam de atendimento especial, tais como recursos de acessibilidade.
Quantos participantes podem fazer a prova digital?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) irá aplicar o ENEM Digital para 101.100 participantes. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é aumentar esse número a cada ano, até que as provas digitais substituam totalmente as impressas.
As provas digitais serão aplicadas em todos os estados?
Sim! O ENEM Digital 2020 será aplicado em 110 cidades, espalhadas em todos os estados e no Distrito Federal.
Em que local será aplicada a prova digital do ENEM?
Assim como na prova tradicional, quem irá determinar o local de prova é o INEP. Os locais de prova deverão contar com uma infraestrutura adequada para receber os computadores nos quais serão aplicados os exames.
Nesses computadores, será permitido apenas o acesso ao sistema de prova, sendo impossível acessar outros sites ou documentos.
Posso participar da prova digital e da prova impressa?
Não. O estudante deve optar por apenas um dos modelos de prova. Devido ao número de aplicações digitais, o critério estabelecido para determinar quem responderá à prova digital foi o de ordem de inscrição.
As provas serão iguais em ambas as modalidades?
Não. Como as datas serão diferentes, o formato das duas provas será o mesmo, mas as 180 questões e a redação serão diferentes, porém mantendo o mesmo nível de dificuldade e o mesmo período de tempo para finalização.
Já a redação, que também apresentará temas distintos em ambas as versões de prova, continuará sendo feita de modo manuscrito.