Quer se sair bem na redação do ENEM? Aprenda a desenvolver cada parte do texto!

Por 27 de agosto de 2020 Sem comentários

Um dos maiores desafios dos estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a redação. Com uma grade de correção bastante específica, existem diversos pontos na estrutura do texto que devem ser obedecidos para se conseguir uma boa nota. Antes mesmo de se preocupar com o tema, é preciso entender como é apresentada a estrutura da redação do ENEM, assim como suas características e exigências.

A redação do ENEM é formada por uma frase-tema, que, em geral, se trata de um problema contemporâneo da sociedade brasileira e que pede ao candidato que sugira uma proposta de intervenção.

A estrutura da redação do ENEM pode ser um desafio para quem não está familiarizado com ela. Para ajudar você, preparamos este guia que irá mostrar, ponto a ponto, o que você precisa saber para desenvolver seu texto com excelência!

Qual é o gênero textual da Redação do ENEM?

A redação do ENEM é proposta de acordo com um gênero textual fixo: o dissertativo-argumentativo. Mas o que isso quer dizer? Nesse tipo de texto, é cobrado que você apresente, com suas próprias palavras, argumentos para defender sua tese de maneira crítica. Para isso, você poderá utilizar dados indicados na Coletânea e outras informações que você tenha em seu repertório, todos utilizados de modo que tragam autoridade para o seu ponto de vista.

Além disso, você também precisa concluir o texto retomando sua opinião, por meio de uma proposta de intervenção detalhada que sirva para minimizar os problemas levantados no texto.

Considerando esse gênero textual, os corretores podem avaliar diversos aspectos e competências, como o uso da linguagem e da norma culta da Língua Portuguesa, a argumentação e também o senso crítico do candidato.

Qual é a estrutura da Redação do ENEM?

Agora que você entendeu o objetivo da redação do ENEM, mostraremos como montar seu texto de maneira organizada, a fim de se conseguir uma boa nota.

A partir do tema apresentado, você deverá escrever sua dissertação-argumentativa se posicionando com clareza. Junto ao tema, também é oferecida a Coletânea, com textos motivadores para que você entenda melhor o contexto em que o tema se insere. Contudo, esses textos não podem, de maneira nenhuma, ser copiados. Em vez disso, você pode compreender as ideias que eles apontam e interpretá-las com suas próprias palavras. Caso você copie o texto da Coletânea, sua redação pode ser zerada

A Coletânea também poderá apresentar dados estatísticos, que, por sua vez, podem ser utilizados na redação, desde que seja citada a fonte.

Sua redação deverá conter introdução, desenvolvimento e conclusão, com proposta de intervenção. A seguir, iremos apresentar características de cada uma dessas partes.

Introdução: Como apresentar bem o tema?

O primeiro parágrafo de sua redação do ENEM deverá ser introdutório. Sua principal função é apresentar o assunto que será abordado e também a sua tese. Apesar de ser temida por muitos, a tese nada mais é do que o seu ponto de vista sobre o tema, condensada em uma frase.

A introdução é fundamental para a estrutura da redação do ENEM pois ela é responsável por chamar a atenção do leitor para a situação-problema. Por isso, apresente o tema de maneira clara e objetiva. Você pode utilizar contextualizações históricas, citações, definições ou outro recurso que indique claramente qual é a temática de sua dissertação-argumentativa.

Desenvolvimento: Como defender minhas ideias?

Após a introdução, a redação do ENEM pede que você produza um desenvolvimento das ideias acerca do tema, defendendo sua tese. O ideal é que você dedique a isso dois parágrafos, apresentando seu ponto de vista e defendendo-o de modo coerente. Para isso, você poderá utilizar uma argumentação fundamentada em causa e efeito, comparações, dados estatísticos etc.

Contudo, mais importante do que apenas mostrar argumentos é organizá-los de maneira que façam sentido, desenvolvendo cada um deles para construir uma linha de raciocínio. Uma boa maneira de trabalhar o desenvolvimento do texto é escolher dois argumentos diferentes, que podem estar dentro do mesmo ponto de vista ou não, e aprofundá-los, separadamente, em cada parágrafo.

Nos parágrafos de desenvolvimento, também é recomendado (e pode melhorar sua nota na Competência 2) que você apresente elementos de seu próprio repertório sociocultural, que podem ser músicas, filmes, séries, livros ou citações de pensadores famosos, desde que não fuja do tema.

Outra questão importante é a coerência e coesão. Ao longo de toda a redação do ENEM, você deverá lançar mão de conectivos para manter as partes do texto interligadas.

Conclusão: Como criar uma boa proposta de intervenção?

Como dissemos, a conclusão da redação do ENEM deve compreender uma proposta de intervenção detalhada. É importante notar que, neste contexto, “detalhada” não significa escrever em minúcias seu plano de ação, e sim apresentar uma solução que responda às seguintes questões:

• Qual ação deve ser tomada;
  • Quem será responsável por colocar essa ação em prática;
  • Como ela entrará em vigor;
  • Quais são os seus propósitos.

Ou seja, além de apresentar a proposta de intervenção, você também deverá mostrar quem é o responsável por executá-la, como governo, organizações não governamentais (ONGs), mídia, escolas ou sociedade.

Você precisará apresentar quantas propostas de intervenção forem necessárias para solucionar todos os problemas que você levantou. Ou seja, se para argumentar sobre o tema você apresentou dois problemas, você precisa de uma solução para cada um deles.

Agora você sabe tudo de que precisa para se sair bem na redação do ENEM! Continue acompanhando o blog da Sua Escola Ideal e fique por dentro de mais dicas como essa!