Enem

Melhore sua redação do ENEM! Entenda cada competência e descubra como aumentar sua nota

Por 25 de agosto de 2020 Sem comentários

Se o assunto é redação do ENEM, muitos alunos ficam imediatamente nervosos ao pensarem no trabalho de criar um bom texto com tempo tão limitado. Afinal, a nota correspondente à redação do ENEM é muito importante para a nota final da prova.

A maioria das faculdades e universidades que utilizam o ENEM como forma de admissão desconsidera os candidatos que zeraram a redação. Contudo, uma boa nota não vem apenas de uma boa escrita, mas também de diversos critérios que são avaliados na correção da redação do ENEM. Dessa maneira, saber como tirar uma boa nota é fundamental para o sucesso do candidato.

Neste artigo, iremos apresentar a você um passo a passo de como melhorar seu texto seguindo as 5 competências da redação do ENEM! Confira!

REDAÇÃO DO ENEM: AS 5 COMPETÊNCIAS

Para mandar bem na redação do ENEM, você precisa conhecer quais são as 5 competências avaliadas pelos corretores, que serão responsáveis por definir sua nota final.

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

Na primeira competência da redação do ENEM será avaliado o bom uso da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, se o texto exibe erros de ortografia, concordância, semântica e regência e oralidades.

Para isso, estudar as regras de gramática é imprescindível. Saiba como e quando utilizar pontuações, acentos e formas verbais. Uma boa leitura também pode ajudá-lo(a) na hora da escrita!

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, em prosa

A Competência 2 da redação do ENEM diz respeito ao desenvolvimento do tema e do gênero textual dissertativo-argumentativo. Mais simples do que parece, essa competência pretende garantir que o candidato não fuja da proposta, trabalhando de modo completo a estrutura solicitada para a redação. Para garantir que você irá tirar uma boa nota, leia o texto e se pergunte: “Eu respondi ao tema proposto?”. Caso creia que não, reescreva-o.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Aqui o que está em jogo é a coerência de seu texto. Será avaliado se ele tem clareza, ideias bem definidas e argumentos lógicos e bem organizados. Para isso, não se esqueça de se planejar. Anote todas as suas ideias no rascunho, pensando em como elas irão se complementar ordenadamente, escolhendo o ponto certo para apresentar cada argumento.

Ao ler o seu texto, o avaliador deverá ter o completo entendimento do seu ponto de vista, compreendendo, ainda, qual é a linha de raciocínio que você elaborou para defender a sua tese.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

A Competência 4 trata da coesão, e só a partir dela é possível ter uma boa nota na redação. Afinal, se seu texto não estiver coeso, ele não será coerente, não estará dentro da estrutura e, muito provavelmente, nem dentro das normas da Língua Portuguesa.

Preste atenção na estrutura dos parágrafos e períodos, concedendo organização e lógica para o seu texto. Será avaliado aqui se o seu texto apresenta unidade, que será estruturada pelo bom uso de conjunções, terminologias e até mesmo da articulação das ideias.

Logo, a Competência 4 irá avaliar a maneira como pessoas, coisas e lugares são referenciados, assim como a utilização de advérbios, pronomes e artigos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Para acertar na Competência 5 da redação do ENEM, é preciso criar uma boa solução para os problemas levantados no texto, sempre respeitando os Direitos Humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Para isso, o candidato deve propor uma solução completa e acessível, demonstrando qual é a ação, quem é responsável por executá-la, como ela será realizada e quais são seus propósitos.

Cada uma dessas 5 competências tem pontuação máxima fixada em 200. Para alcançar uma boa nota, é preciso que cada uma delas seja estudada e aplicada corretamente na hora da redação.

Confira o blog da Sua Escola Ideal e fique por dentro das melhores dicas de estudo e vestibulares!