Enem

Como aproveitar ao máximo o Simulado ENEM?

Por 23 de agosto de 2020 Sem comentários

Com a aproximação dos prazos dos vestibulares e do ENEM, estudantes do Ensino Médio de todo o país enfrentam o mesmo desafio: os simulados. Em especial, o Simulado ENEM pode assustar a maioria dos jovens. A prova pode te despertar sentimentos que vão desde apatia e dúvidas (“Por que eu deveria tentar?”) até ansiedade (“Se eu não me sair bem nem no simulado, nunca entrarei na faculdade de Medicina!”). Mas o Simulado ENEM não precisa ser um pesadelo!

Criamos um guia completo para ajudá-lo(a) neste período tumultuado. Se você encontra dificuldades para estudar ou simplesmente não consegue reunir motivação para pegar os livros e as apostilas, este guia ajudará a elucidar todas as dúvidas relacionadas ao Simulado ENEM.

Por que os exames simulados são importantes?

Antes de revelarmos dicas e truques sofisticados, é importante saber por que o Simulado ENEM é tão importante.

O Simulado ENEM pode causar muito estresse. É fácil (mas não útil) convencer-se de que ele é um “tudo ou nada” para toda a sua vida acadêmica. Por outro lado, ao não levá-lo a sério, você perde uma grande oportunidade de testar suas próprias habilidades e sua disciplina para o grande desafio, que é justamente a prova oficial do ENEM.

Pense no Simulado ENEM como uma “vida extra” em um videogame! Prepare-se para ele como se fosse para a prova oficial, mas não se preocupe se não conseguir os resultados perfeitos desta vez – afinal de contas, você tem uma segunda chance!

Estratégia # 1: Pratique como você joga

Quando você pratica esportes, muitas vezes lhe dizem para praticar com a mesma intensidade e concentração de quando você joga. Quando estamos sob pressão, o padrão do nosso cérebro segue o que chamamos de “pensamento automático”;  isso significa que lemos situações com as mesmas estratégias mentais habituais que usamos durante nossas repetições praticadas.

Se você pratica com 70% de foco e intensidade, é mais provável que tenha 70% de foco e intensidade durante a grande partida esportiva. Seu desempenho mental sempre volta ao que está acostumado quando a pressão está alta não há como aumentar magicamente sua capacidade de foco e intensidade quando quiser.

A mesma ideia vale para o Simulado ENEM. Se você não levar a prática a sério, será muito mais difícil entrar na mentalidade certa para a prova real e muito mais fácil voltar às mesmas técnicas desleixadas em sua abordagem de estudo. Use o Simulado ENEM como prática para entrar em uma rotina regular e equilibrada de estudos, exercícios, relaxamento e sono. Além disso, use o Simulado ENEM para aperfeiçoar suas técnicas de estudo.

Assim, há uma enorme diferença entre praticar como você joga e desistir porque você não teve um desempenho tão bom quanto poderia ter. A beleza do Simulado ENEM é que você pode praticar sem as consequências reais de aprovação. Foque para fazer o seu melhor; se os resultados forem decepcionantes, ajuste seu estudo para melhorar o desempenho na prova oficial.

Estratégia # 2: Descubra o que você ainda precisa aprender

Enquanto um estudante médio passa horas repassando pontos que já sabe e ignorando tudo o que não sabe, um estudante eficaz avalia rapidamente os conceitos com os quais está lutando e passa o tempo superando suas fraquezas antes de aperfeiçoar seus pontos fortes.

Pense em todo o conteúdo do Simulado ENEM que você não domina como uma pilha grande e fedorenta de roupa. É nojento, parece uma tarefa longa e maçante, e você prefere deixá-la em algum lugar fora de vista do que lidar com ela agora. Então, de repente, seus amigos o convidam para uma viagem, e é tarde demais para lavar as roupas; no final das contas, você precisa se contentar só com as roupas limpas que tem ao alcance (ou seja, apenas o conteúdo do exame que você já domina).

Essa é uma tendência do estudante moderno tudo o que não sabemos nos faz sentir um pouco incapazes, e, portanto, é realmente tentador simplesmente ignorar esses pontos e focar apenas nas coisas boas.

Infelizmente, esse método não se sustenta. O aprendizado real e autêntico geralmente envolve confrontar esse sentimento de inutilidade, que só melhora com autoconhecimento e resiliência. 

Como colocar isso em prática?

  1. Tenha em mãos uma lista de pontos que mais caem no ENEM para orientar seus estudos;
  2. Separe as edições anteriores do ENEM e verifique a temática das questões;
  3. Para cada item, teste-se escrevendo uma breve explicação sobre o conceito ou respondendo a algumas perguntas, no estilo de questionário, acerca do tópico;
  4. Em seguida, avalie seu conhecimento sobre cada conceito na lista de verificação em uma escala de 1 a 5, sendo 1 “sem saber nada” e 5 sendo “muito confiante”;
  5. Concentre seu tempo nos conceitos de classificação mais baixa primeiro para obter um conhecimento geral sólido sobre tudo você irá agradecer por isso mais tarde.

Estratégia # 3: Complete seu estudo com pequenos intervalos

O técnico alemão Woldemar Gerschler inventou a técnica do treinamento intervalado depois de observar como os velocistas poderiam correr mais rápido e mais longe se treinassem em distâncias curtas, alternados com intervalos curtos. Depois disso, o cientista comportamental K. Anders Ericsson descobriu que esse método também funciona em outras áreas do desempenho humano como o estudo.

Estudar em curtos períodos concentrados, seguidos de pequenas pausas, pode ajudar a promover foco mais intenso e possibilita que seu cérebro processe e consolide as informações que você acabou de aprender ou revisar.

Comece devagar, em rajadas de 15 minutos, seguidas por um intervalo de 10 minutos; depois aumente gradual e lentamente o período de tempo focado. Certifique-se de não fazer as pausas por muito tempo no máximo 20 minutos – para não perder completamente o seu “fluxo” entre as sessões.

O melhor desse método é que você pode facilmente fazer uma sessão de estudo em qualquer chance que tiver enquanto estiver no ônibus ou esperando uma aula de ginástica começar, por exemplo. É muito mais fácil gerir um estudo concentrado de 15 minutos em sua programação do que um de duas horas. 

Como colocar isso em prática?

  1. Programe um cronômetro para 15 minutos;
  2. Complete um estudo sólido até o cronômetro tocar, certificando-se de que você gasta cada minuto estudando sem distrações;
  3. Faça uma pausa de dez minutos para verificar seu telefone, passear, esticar as pernas etc.
  4. Comece de novo!

Estratégia # 4: Experimente novas estratégias de estudo

O Simulado ENEM é o momento perfeito para testar novos métodos e refinar os bons para se sair bem na prova oficial. Os alunos raramente tentam novas estratégias, porque a maioria só pensa neles logo antes da prova. Por isso é necessário para eles recorrer a métodos preguiçosos e “tradicionais”. 

Use o Simulado ENEM como uma chance de ser criativo(a) em relação a seus métodos de estudo. A releitura de notas pode fornecer alívio em curto prazo, porque é simples, mas estratégias repetitivas como esta se mostraram fundamentalmente ineficazes. Você pode até se divertir fazendo anotações coloridas e atraentes,  desde que você aplique métodos inteligentes para processar as informações que você está escrevendo.

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para conferir outras dicas sobre Educação, ensino e vestibulares!

Comentar