5 dicas imperdíveis para você se sair bem em um Simulado ENEM

Por 21 de agosto de 2020 Sem comentários

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos próximos meses, já deve estar acostumado(a) com a rotina de provas, estudos e simulados. O Simulado ENEM é uma ferramenta que as escolas particulares oferecem aos seus alunos para que eles possam se preparar melhor para a prova oficial.

Em geral, o Simulado ENEM tem questões bastante parecidas com as da prova oficial, podendo, inclusive, até mesmo contar com questões oficiais de edições anteriores do ENEM. Dessa maneira, o estudante poderá ter um bom parâmetro de quais são suas principais dificuldades, sejam elas relacionadas a conteúdos específicos ou mesmo à gestão do tempo.

Buscar o melhor desempenho em um Simulado ENEM pode ajudar muito em sua rotina de estudos e dar mais segurança na hora dos vestibulares. Por isso, a Sua Escola Ideal preparou 5 dicas imperdíveis – para momentos antes, durante e após a prova – a fim de que você se saia bem em um Simulado ENEM.

ANTES DO SIMULADO ENEM

1 – Organize suas anotações de revisão

Se fosse oferecido um superpoder, a maioria dos estudantes que vai prestar o ENEM  escolheria a memória fotográfica em vez de invisibilidade ou a força do Hulk. Afinal, para um(a) aluno(a), o que é mais assustador do que realmente fazer a prova? É o medo de esquecer tudo o que estudou. Para isso, existe uma solução: seja específico(a)!

• Pesquise as edições anteriores do ENEM e confira quais perguntas, temas e tópicos aparecem com mais frequência nas provas ao longo dos anos;
  • Organize suas anotações referentes a esses diferentes pontos;
  • Ao fazer seu resumo ou mapa mental, dê preferência apenas para citações, palavras ou frases específicas, curtas e relevantes, para apoiar cada tópico;
  • Encontre algumas citações-chave que podem ser aplicadas a mais de um tópico.

Ao condensar suas ideias em anotações fáceis de gerenciar e revisar, você nem precisará de memória fotográfica para ter sucesso nos exames.

2 – Faça as provas anteriores

Mesmo considerando as horas gastas em revisão, o maior problema para um aluno pode ser o gerenciamento do tempo durante o ENEM. Você pode praticar, além do Simulado ENEM, outras provas em condições cronometradas.

Para se preparar e fazer seu próprio minissimulado, comece respondendo às perguntas em seu próprio tempo, utilizando suas anotações. Em seguida, tente resolvê-las em condições cronometradas, mas com as notas ainda à sua frente. Por fim, faça perguntas do exame sem anotações e em condições programadas. Assim, quando você for resolver o exame em si, esse ensaio brilhante sairá da sua caneta.

DURANTE O SIMULADO ENEM

3 – Simule o dia da prova

Assim como o nome sugere, o Simulado ENEM serve para simular a experiência da prova. Assim como nas dicas anteriores, o ideal é que você também tente tornar a experiência do simulado a mais parecida possível com a da prova oficial. Desse modo, procure se comportar como se estivesse realmente no dia da prova, e não em um teste.

Preste atenção total ao horário de entrada e permanência e às pausas para água e lanche e também dê o máximo para se acostumar ao longo tempo de prova sentado(a). Desse modo, além de te preparar para as questões, o Simulado ENEM também irá ajudá-lo(a) a acostumar-se à rotina, perder o nervosismo e melhorar seu rendimento.

4 – Escreva um plano

Este conselho não pode ser ignorado! Embora o planejamento pareça um desperdício de tempo na hora da prova, iniciar o Simulado ENEM com um plano é a melhor maneira de se manter o foco, não se desesperar com as perguntas e conseguir administrar o seu tempo.

Antes de começar a prova, decida por quais disciplinas você quer começar e quais pretende deixar para o final. Lembre-se de que, com o decorrer da prova, você ficará mais cansado(a); então, não é recomendado deixar o que considera mais difícil para o fim.

Esse tipo de planejamento também vale para a redação. Leia a proposta com calma e faça um pequeno esboço. Lembre-se: esse “plano” é apenas para seu uso, e não para o examinador da prova. Ele não deve demorar mais de dez minutos para ser feito e não deve conter frases completas. Decida qual é a sua tese e escreva alguns pontos para ser abordados em introdução e conclusão. Por fim, anote uma citação ou ideia-chave para cada parágrafo, garantindo que cada parágrafo se articule e apoie sua tese. Um plano possibilitará que você acompanhe a linha de raciocínio para a elaboração de sua redação e garanta que todas as ideias apontadas sejam incluídas no texto.

APÓS O SIMULADO ENEM

5 – Não entre em pânico

Quando terminar o Simulado ENEM, lembre-se: nada de pânico! Você não pode voltar no tempo nem mudar as alternativas que escolheu. Use o tempo após a prova para uma merecida pausa, para refrescar sua mente! Quando tiver acesso ao gabarito de respostas, use-o como uma ferramenta para entender o que você errou e direcionar seus estudos para esses pontos específicos.

Gostou? Continue acompanhando o blog da Sua Escola Ideal e fique por dentro das melhores dicas de estudo e muito mais!