Como montar um grupo de estudos eficiente

Por 8 de março de 2021 Sem comentários

Já abordamos aqui no nosso blog algumas das vantagens de se estudar em grupo, seja pela troca de informações, seja pela otimização de aprendizagem. Entretanto, para que o grupo de estudos seja realmente eficiente, é preciso que você escolha com cautela seus colegas de estudo e organize as reuniões de maneira adequada. Confira algumas dicas para conseguir reunir um bom grupo de estudos. E lembre-se de respeitar todos os protocolos de segurança contra o Coronavírus – encontros virtuais podem ser uma boa opção.

Determine um número de participantes

Para um grupo de estudos, o ideal é que ele não exceda o limite de 5 a 6 pessoas. Assim fica mais fácil organizar e tornar a comunicação eficiente entre todos. Estudar em grupos muito grandes pode acabar dispersando a atenção e o foco dos conteúdos. Caso mais pessoas da sua turma se interessem pela ideia, organize mais de um grupo.

Procure pessoas com diferentes interesses

Assim como o número de participantes do grupo é importante, a escolha deles também é. Deixe claro como a reunião é séria e procure pessoas que estejam realmente interessadas em se comprometer e contribuir para os estudos. Não foque apenas em quem você conhece ou nos seus amigos; procure também pessoas que tenham facilidade e interesse em diferentes matérias ou que sejam boas em explicar conteúdos.

Defina um cronograma de estudos

Antes de iniciar os estudos, definam juntos quais serão os tópicos abordados nos encontros. Isso ajuda a poupar tempo e também a estabelecer metas a serem cumpridas. Pense em um cronograma que leve em conta as necessidades de cada membro do grupo.

Combine a reunião em um local adequado

O local em que estudamos interfere muito no nosso foco e na concentração. Opte por ambientes calmos, com estrutura confortável e fácil acesso a fontes de pesquisa. Locais que já fazem parte da escola, como bibliotecas e salas de estudo, são ótimas opções. Alguns grupos de estudos preferem fazer revezamento de reuniões nas casas dos integrantes; no entanto, o importante é que seja um espaço confortável para todos.

Caso vocês escolham fazer um grupo de estudo virtual, procure um recinto de sua casa que seja silencioso e não ofereça distrações.

Estabeleça horários

Para que vocês gerenciem o tempo de estudo de maneira adequada, estabeleçam juntos horários fixos para os encontros. O ideal é que o dia e o horário atendam à rotina de cada um para não prejudicar o andamento da equipe.

Acompanhe outras dicas e notícias no blog da Sua Escola Ideal.