Estudantes

O papel educativo da música na vida da criança

Por 8 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Aproximar a criança do universo sonoro através da aprendizagem musical pode trazer diversos benefícios, como auxiliar no desenvolvimento motor, social e cognitivo, na aquisição da linguagem e na comunicação. A criança que passa por um processo de musicalização consegue fazer conexões mentais com mais facilidade e aprende a interagir e cooperar com as pessoas à sua volta.

As experiências musicais na infância

Introduzir a criança ao universo musical pode acontecer de diferentes formas. Você pode apresentar canções desde cedo para seus filhos, preparando eles para uma futura iniciação musical, seja tocando um instrumento ou participando de um coro.

Aulas de música desafiam o cérebro da criança a utilizar a coordenação de diversas formas ao mesmo tempo, como cantar e tocar ao mesmo tempo. Através dos sentidos essas informações são captadas pelo cérebro, colaborando nas funções linguísticas, cognitivas e sociais.

Música como forma de aprendizagem

Já experimentou aprender sobre algum assunto por meio de uma música ou uma paródia? A música é uma linguagem muito importante e, com ela, podemos aprender qualquer tipo de conteúdo. Por isso, muitas escolas de educação infantil utilizam a música para trabalhar assuntos como tabuada, abecedário.

Além disso, para se tocar qualquer instrumento é necessário disciplina e dedicação. De modo geral os resultados aparecem a longo prazo, sendo assim a criança vai ter de persistir e treinar para enxergar melhorias no seu desempenho. Além de desenvolver habilidades musicais, seus filhos aprendem a ter disciplina. Essa prática irá refletir em diferentes áreas da vida.

Aulas de música melhoram a socialização

Atividades musicais geralmente são coletivas, o que ajuda a criança a socializar com mais facilidade. Muitas músicas passam de geração para geração e estabelecem uma memória afetiva importante, por isso é interessante também realizar atividade musicais entre a família, e não deixar esse papel apenas para a escola.

Caso seus filhos iniciem a aprendizagem de um instrumento musical logo cedo, eles irão compreender a importância do foco e da perseverança, além de aprender a lidar com frustrações e dificuldades.

Os pais também devem fazer parte desse momento, incentivando e valorizando a prática musical dos seus filhos. Mostre interesse pela aprendizagem deles, isso irá melhorar a autoestima e contribuirá para que eles tenham mais confiança diante os desafios.

Se você está à procura da escola ideal para o seu filho, não deixe de pensar nas escolas que oferecem atividades como essa.

Não deixe de conferir a plataforma de busca da Sua Escola Ideal. Nela você consegue selecionar escolas que apresentem atividades extracurriculares como a aprendizagem de instrumentos musicais.