Como se preparar no dia de prestar o vestibular

Por 4 de fevereiro de 2021 Sem comentários

O vestibular é uma das provas mais importantes da vida dos jovens. E depois de muita preparação, é natural que muitos estudantes se sintam ansiosos para o dia da prova. Para que você enfrente o vestibular com calma e sem nervosismos desnecessários, a Sua Escola Ideal separou 5 dicas que te ajudarão no dia da prova.

Uma boa noite de sono

No dia antes da prova, programe-se para dormir cedo. A média recomendada é de 6 a 8 horas de sono. Lembre-se: quando dorme você repõe as energias do seu corpo, e seu cérebro organiza as informações que foram recebidas durante o dia.

Evite alimentos pesados

Os vestibulares costumam durar uma média de 5 horas, então no dia da prova priorize o consumo de alimentos leves, de fácil digestão e que já esteja acostumado a comer no seu dia a dia. Dê preferência a alimentos como frutas, verduras e cereais.

Durante a prova, também priorize alimentos leves. Pode ser algo preparado em casa mesmo, como um sanduíche, ou frutas e barrinhas de cereais. Outro ponto importante é a hidratação: leve uma garrafinha com água para evitar sair da sala sem necessidade. Tome cuidado com excessos: balas e chocolates são outras opções, mas não abuse deles.

Escolha uma roupa confortável

Não precisa pensar muito na roupa. Vista-se de acordo com o clima do dia e com algo que se sinta confortável. Caso fique com dúvidas, confira no edital se existem impedimentos quanto ao vestuário.

Confira se tem tudo que precisa para a prova

Antes de sair para a prova verifique se você está com todo o material necessário para a realização dela. Isso inclui seus documentos, caneta, lápis e o que mais for preciso para a realização da sua prova. Priorize sempre levar mais de um desses materiais para o caso de uma das canetas falhar, por exemplo.

Chegue com antecedência

Essa é uma regra de ouro! Programe-se para chegar cego, de preferência com uma hora de antecedência, já que imprevistos durante o trajeto podem acontecer. Melhor chegar cego do que perder a prova por estar atrasado.

Proteja-se contra o Coronavírus

Como a pandemia não acabou, essa é ainda uma questão muito importante. Use a máscara de proteção, álcool gel e, antes e depois da prova, mantenha o distanciamento de outras pessoas, evitando aglomerações.

Essas são dicas simples, mas que fazem a diferença no dia do vestibular e, consequentemente, no seu resultado durante a prova. No blog da Sua Escola Ideal você pode acompanhar mais dicas para te ajudar durante o vestibular.