Como estudar as obras literárias que caem no vestibular

Por 10 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Uma das cobranças dos vestibulares é o conhecimento de obras literárias importantes. “Dom Casmurro” e “O Cortiço”, por exemplo, são algumas das obras que todo vestibulando precisa conhecer. Por isso, é importante dedicar um tempo para essas leituras, assim você estará preparado para qualquer exame.

Pensando nisso, a Sua Escola Ideal separou algumas dicas de como tornar essas leituras mais eficientes.

Conheça as escolas literárias

Uma forma de começar essas leituras é contextualizar as obras em suas escolas literárias. Estude as características de cada escola, os principais autores, obras e outros fatores que são relevantes para a sua leitura. Com essa base de conhecimento você conseguirá interpretar o texto de forma mais fácil, principalmente se ele aparecer em uma questão de vestibular.

Atenção às obras mais cobradas

Existem vestibulares que disponibilizam uma lista com as leituras que serão cobradas na prova. Caso você vá prestar um vestibular que não determina esses livros, se atente aos que são mais exigidos, principalmente com base nas provas anteriores.

Determine uma meta

Muitas dessas obras podem ter uma linguagem mais rebuscada, e difícil de compreender logo de cara. Isso pode acabar deixando a leitura um pouco cansativa, por isso estipule um total de páginas para ler por dia. Com o tempo, esse número de páginas vai aumentar e você vai terminar suas leituras de forma rápida e sem nem mesmo perceber.

Faça anotações

O estudo das obras não deve se prender apenas à leitura dos livros. Fazer fichas ou anotações também podem auxiliar a fixar as informações. Anote os pontos mais importantes como a escola literária, o enredo, contexto histórico e biografia do autor; com esses conhecimentos em mãos sua leitura será muito mais eficiente.

Troque informações com outras pessoas

Converse com seus amigos a respeito das obras ou faça um clube de leitura. Quanto mais vocês compartilharem ideias e opiniões sobre a obra, mais fresca a história ficará em sua memória.

Continue acompanhando o blog da Sua Escola Ideal para mais dicas como essa!