A importância dos brinquedos para a educação da criança

Por 1 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Todo mundo tem algum brinquedo que lembra a infância, e de fato os brinquedos são um elemento importante na vida das crianças. Essa importância, no entanto, vai além da diversão.

É através dos brinquedos e brincadeiras que as crianças trabalham a criatividade e a imaginação, e são nesses momentos que eles desenvolvem habilidades e características da sua personalidade. É brincando que a criança aprende, experimenta situações, organiza emoções e sentimentos, e constrói autonomia além do seu desenvolvimento cognitivo e motor.

Além disso, os brinquedos são um ótimo elemento para aprendizagem, por isso é importante que as escolas estejam equipadas com esse tipo de recurso, seja uma brinquedoteca ou brinquedos para educação infantil. Tudo deve ser pensado com calma, já que os brinquedos devem atender a faixa etária das crianças, podendo assim atingir o objetivo de não apenas entreter, mas educar.

O brinquedo ideal para cada idade

Estar atento aos interesses demonstrados pela criança é essencial Dependendo da idade a criança pode não se interessar por certos brinquedos. Os primeiros dois anos são uma fase de descoberta, então brinquedos que estimulem os sentidos e a audição são os ideais. A partir do primeiro ano, pode ser o momento de incluir brincadeiras que envolvam desenhos, jogos em grupo e atividades que estimulem a coordenação da criança.

A importância dos brinquedos

Os brinquedos também podem incorporar um universo imaginário importante, a partir de desenhos animados, brinquedos, livros infantis e cantigas. Os pais e educadores devem pensar na melhor forma de introduzir a brincadeira ou o brinquedo, além disso é fundamental a participação deles para auxiliar a criança a explorar e aprender com aquele brinquedo.

Na plataforma da Sua Escola Ideal você consegue filtrar diversas opções de infraestrutura em escolas, e isso inclui os brinquedos para educação infantil, jogos educativos ou brinquedoteca.