Famílias

10 dicas para encontrar a escola ideal para seus filhos

Por 20 de janeiro de 2022 Sem comentários

Apesar dos tempos atípicos, é hora de pensar sobre o próximo ano letivo das crianças e dos jovens.

Saber fazer uma escolha segura de uma instituição escolar não é tarefa simples para os familiares e responsáveis. Às vezes, uma escolha apressada e superficial pode levar a um ano letivo cheio de intempéries.

Assim sendo, muitos são os fatores que devem ser considerados na hora da decisão por determinado colégio; por isso é importante uma análise aprofundada de alguns aspectos. Como sugestão, indicamos dez fatores importantes que você deve considerar no momento de escolher uma escola para os jovens e as crianças da família.

  1. A primeira coisa a fazer é listar o que você espera da escola em termos educacionais. Por exemplo, que pontos sua família considera valores importantes: uma escola de pedagogia mais libertária e progressista ou uma educação mais conservadora? Uma educação voltada para as artes ou mais para os esportes? Uma instituição que preconize a excelência acadêmica ou que foque mais os aspectos socioemocionais da formação humana? Caso você zele por uma alimentação saudável, deve considerar os momentos das refeições e o cardápio servido na escola. Vamos lá: conversem em família e listem as expectativas. Vale a pena colocar o jovem e a criança neste diálogo.
  2. A necessidade da educação integral ou parcial é um outro critério decisivo. É fundamental planejar o próximo ano para toda a família e estabelecer quanto tempo os estudantes dedicarão às atividades escolares. Caso a família opte pelo período integral, deve-se averiguar a proposta horária complementar das aulas regulares. Conhecer o quadro de atividades extracurriculares é impositivo para optar por aquelas que estão mais de acordo com os interesses dos estudantes.
  3. A segurança oferecida pela escola é outro item importante. O espaço escolar, a entrada e saída dos estudantes e a infraestrutura da escola devem estar regularizados conforme preconizam as normatizações legais para que não levem nenhum tipo de risco aos estudantes. Porém, cuidado com essa exigência; é preciso perceber a linha divisória entre um ambiente seguro e um ambiente limitado pelo excesso de cuidado, que pode vir a se tornar limitador para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes.
  4. Outra questão fundamental é observar a localização da escola. O endereço da escola pode facilitar a vida prática da família ou se transformar em um grande transtorno para ela. Lembre-se de que a mobilidade urbana é um dos principais problemas que enfrentamos na vida moderna; uma escola de fácil acesso, apesar de não muito próxima do seu trabalho, por exemplo, pode ser uma alternativa viável.
  5. O valor da anuidade escolar é um outro critério que não deve ser desconsiderado. A família deve planejar quanto pode investir na formação dos jovens e das crianças para ter tranquilidade na administração do orçamento familiar. Deve-se considerar os custos dos uniformes, do transporte escolar, dos passeios e materiais escolares na previsão de custos do ano. De qualquer modo, o alto custo da anuidade de uma escola não significa, necessariamente, boa qualidade educativa. Há admiráveis instituições com projeto pedagógico atraente e um valor de anuidade não abusivo.
  6. Para saber um pouco mais sobre os fundamentos educacionais de certa escola, o que, de fato, é essencial, você precisa ter acesso ao projeto pedagógico da instituição. Neste documento deve estar explicitado qual é o tipo de aluno que o colégio deseja formar, bem como os objetivos, as metodologias e as avaliações de aprendizagem que são utilizados pelo corpo docente. Essa análise lhe dará possibilidade de observar se as propostas da escola vão ao encontro de suas expectativas.
  7. O material didático utilizado na escola também deve ser uma das questões analisadas. Conhecer quais são e como a escola utiliza livros didáticos, sistemas de ensino, brinquedos e jogos pedagógicos pode ajudar a compreender suas metodologias de ensino.
  8. Outro aspecto a ser avaliado é o uso da tecnologia como meio para o pleno desenvolvimento da aprendizagem. Conhecer o site da escola e seu posicionamento nas redes sociais e saber quais são os programas e as plataformas que ela utiliza são fatores que podem fazer diferença para as famílias que valorizam as tecnologias da educação. Também considerando esse universo, é bom lembrar que, com a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, a “cultura maker” vem sendo incorporada no currículo de muitas escolas como propulsora de aprendizado, fazendo da instituição escolar um espaço intencional para experimentação e prática do conhecimento. Um exemplo dessa didática são as aulas de robótica, em que os estudantes resolvem determinado problema planejando em eletrônica, fazendo protótipos e criando soluções tecnológicas. Caso você aprecie esse tipo de ação pedagógica, observe se e como a escola trabalha com ela.
  9. A religiosidade da escola, se é confessional ou não, deve ser muito analisada. Escolher uma escola religiosa que está em desacordo com as orientações familiares pode causar muito desconforto para o aluno, as famílias e os profissionais da escola.
  10. Por fim, se você quer que seu filho ou sua filha aprenda um segundo idioma desde cedo, há a opção da escola bilíngue. Entretanto, preste muita atenção: em uma escola que oferece programa bilíngue, o aluno necessita estar em um processo de imersão no segundo idioma, adquirindo fluência enquanto usa o idioma também como instrumento de aprendizado de vários outros conceitos. Verifique se a escola tem um projeto bilíngue e peça para conhecê-lo.

Agora você deve selecionar algumas escolas que serão visitadas. Aproveite e elabore perguntas sobre os aspectos que julgar mais relevantes. Durante a entrevista na escola e a visita nas instalações, observe os detalhes dos ambientes; tudo em uma escola deve ter um caráter educativo. Olhares desavisados podem encantar-se pelo supérfluo e deixar de perceber fatores relevantes para crianças pequenas. Por exemplo: o módulo externo da sala de aula é muito importante, portanto analise banheiros, parquinhos, escadas etc.

Por fim, lembre-se de que não existirá uma escola perfeita que vai ao encontro de todas as suas demandas; o ideal é escolher uma instituição que se aproxima das necessidades de sua família. Contudo, é sempre bom lembrar que a escola é uma instituição social da vida pública, e não um apêndice da vida familiar privada; é por meio dela que os estudantes aprendem seus papéis sociais fora da vida íntima.

Francisca R. G. Paris

Pedagoga, Mestre em Educação e Consultora Educacional

[email protected]

 

Comentar