Famílias

7 hábitos financeiros para ensinar aos filhos

Por 30 de novembro de 2021 Sem comentários

Como criar bons hábitos financeiros aos filhos

Como pai, mãe ou responsável, você deseja o melhor para seus filhos. Isso não significa necessariamente que você deseja que eles tenham as melhores roupas, os brinquedos mais recentes ou os aparelhos mais legais. Provavelmente, isso significa que você deseja que eles estejam seguros e protegidos. E você deseja estabelecer uma base sobre a qual eles possam construir para ter um bom desempenho na vida.

A questão, então, é se você está ensinando a seus filhos uma lição importante que terá impacto sobre se eles se sairão bem. Essa lição é sobre dinheiro.

O dinheiro é fundamental para as transações da vida, dia após dia. Onde moramos, o que comemos, as roupas que vestimos, o carro que dirigimos, saúde, educação, criação de filhos, dar presentes, férias, entretenimento, aquecimento, ar-condicionado, seguro – o que quiser, dinheiro está envolvido.

Mesmo que você não esteja ensinando seus filhos, eles aprenderão lições sobre dinheiro de uma forma ou de outra. Se você deseja desempenhar um papel fundamental na formação dos sentimentos, pensamentos e valores de seus filhos sobre o dinheiro, precisa dar-lhes o dom da educação financeira desde cedo.

Preparamos algumas dicas importantes:

1. Comece a ensinar sobre dinheiro desde cedo

Quando seus filhos tiverem idade suficiente para saber que não devem enfiar centavos na boca, você deve apresentá-los às moedas e ao dinheiro. Explique o que é dinheiro e como é usado. Na verdade, mostrar a eles como o dinheiro funciona é mais eficaz. Então, deixe-os ver você fazendo compras com dinheiro.

Mesmo que você pague com cartão de débito ou crédito, explique a seus filhos que está usando seu dinheiro para fazer compras.

2. Cultive o hábito de economizar

As primeiras interações de seus filhos com o dinheiro provavelmente envolverão gastos. Eles veem você usá-lo para comprar coisas, incluindo coisas para eles. Portanto, é importante ensiná-los desde pequenos que dinheiro não é apenas para gastar – eles também devem economizar dinheiro regularmente .

Aprender a economizar não é apenas um hábito financeiro essencial. Economizar ensina disciplina, como estabelecimento de metas e planejamento, gerando segurança e independência.

Ajude seus filhos a adquirir o hábito de economizar, dando-lhes um cofrinho ou pote de poupança, onde podem depositar moedas ou dinheiro. Em seguida, use mensagens curtas e simples para encorajar seus filhos como:

  • Economizar é um ótimo hábito
  • Eu amo economizar
  • É bom economizar dinheiro para planejar nosso futuro

Com crianças pequenas, no entanto, você provavelmente terá mais sorte ensinando-as a economizar para objetivos de curto prazo – como um brinquedo que elas realmente querem – do que para o futuro. À medida que envelhecem, são capazes de economizar para objetivos de longo prazo.

3. Crie oportunidades para ganhar dinheiro

As crianças precisam ter dinheiro próprio para aprender a tomar decisões sobre como usá-lo. Uma mesada pode fazer isso. No entanto, você deve considerar exigir que seus filhos façam certas tarefas para ganhar sua mesada. Desse modo, eles saberão que o dinheiro não cai do céu que é preciso conquistá-lo.

4. Ajude as crianças a aprender a tomar decisões inteligentes sobre gastos

Além de querer que os filhos entendam sobre ganhar dinheiro, é importante que eles apredam a viver dentro do orçamento.

Estipule uma mesada e diga que esse é o dinheiro que receberam naquela semana ou naquele mês e deverão administrá-lo.

5. Mostre às crianças o valor da doação

Um dos principais motivos pelos quais é importante para você, como pai, ensinar lições financeiras a seus filhos é que você pode compartilhar os valores do seu dinheiro por meio dessas lições. Se você valoriza doar aos outros, pode cultivar esse valor em seus filhos, ajudando a torná-lo um hábito para eles desde pequenos.

Ajude seus filhos a planejarem suas doações, discutindo quais grupos ou causas eles desejam apoiar.

6. Ensine às crianças como seu dinheiro pode render

Economizar dinheiro é um ótimo hábito. Mas se você deseja que seus filhos aprendam como realmente construir riqueza, ensine-os sobre como investir.

Se você não entende bem como investir, pode dar a seus filhos um livro que explique como funciona.

Você pode ajudar as crianças a começar a investir abrindo uma conta em conjunto e acompanhar seus rendimentos. Isso fará com que seus filhos inclusive, repensem seus gastos.

7. Seja exemplo para seus filhos

Tão importante quanto as lições que você ensina a seus filhos sobre dinheiro são as maneiras como você discute e administra o dinheiro quando está perto deles. Por exemplo, se você reclama de ter que gastar muito com certas coisas e depois leva seus filhos para fazer compras, você está enviando mensagens contraditórias.

Se você deseja que seus filhos desenvolvam bons hábitos de gastar e economizar, eles precisam ver você fazendo escolhas inteligentes de gastos e poupanças.

Resumindo, pratique o que você prega. E pregue com consistência. Educar seus filhos sobre finanças pessoais é um processo que pode levar tempo. Mas se você se esforçar e comunicar continuamente uma mensagem clara sobre dinheiro, você vai incutir bons hábitos que vão servir bem a seus filhos.

 

Comentar