Famílias

10 maneiras geniais para incentivar a leitura

Por 18 de novembro de 2021 Sem comentários

Esses truques devem fazer seus filhos lerem sozinhos em um piscar de olhos!

“Queremos que as crianças leiam, mas elas estão sob pressão crescente para isso, podendo ofuscar a alegria dessa maravilhosa atividade compartilhada”, diz Nancy Carlsson-Paige, Ed.D., professora emérita da Universidade de Lesley, em Cambridge, Massachusetts, e o autora de Taking Back Childhood.

Claro, parte do que torna a leitura agradável é ser capaz de fazê-la com confiança. No entanto, “os pais não devem ser aqueles que reforçam as lições ou ficam obcecados com os deveres de casa”, observa o Dr. Carlsson-Paige. “Eles deveriam simplesmente estar lendo com seus filhos – é isso.” Em outras palavras, mantenha-o leve e divertido. Os livros devem fazer você rir e sorrir, transportá-lo para terras distantes e transformá-lo em detetives matadores de dragões, fazendo com que você sinta todas as sensações ao longo do caminho. “Se tratarmos os livros como se fossem mágicos, as crianças também crescerão acreditando nisso”, diz Shanna Schwartz, principal desenvolvedora de equipe sênior do Projeto de Leitura e Redação da Faculdade de Professores da Columbia University, na cidade de Nova York.

Comece com essas ideias e mágica virá!

1. Troque Ariana Grande por um audiolivro

Sim, os audiolivros contam como leitura – e podem ajudar as crianças a fazer isso melhor. Ouvir alguém lendo um livro com confiança é uma ótima maneira de experimentar a fluência, que é a capacidade de ler um texto com precisão, rapidez e boa expressão.

2. Seja um exemplo de amor pela leitura

As crianças aprendem com os adultos. Quando você cresce rodeado de livros, você gosta de livros. A família é sempre o melhor exemplo. Certifique-se de que seus filhos estão vendo você lendo, mas também converse com eles sobre o livro. Mostre entusiasmo com algo que você lembre sobre a história para que eles possam ver que os livros trazem e trarão alegria.

3. Organize cantinhos criativos para leitura

Um lugar tranquilo, aconchegante e cheio de livros é essencial. As crianças adoram “cabaninhas”, então apenas pendurar duas cadeiras com um cobertor pode ser uma boa ideia. Use a criatividade! Considere um tema de praia: toalhas no chão, um guarda-sol encostado na parede, um pôster do oceano e baldes de areia para guardar os livros. Outras possibilidades: barco de um pirata, floresta tropical ou nave espacial.

4. Ajude a dar vida aos livros

Encontrar atividades inspiradas em livros expande a experiência. Se você leu Os Três Porquinhos, por exemplo, leve seus filhos para ver alguns porquinhos pessoalmente. Lendo sobre as estrelas? Vá ao planetário.

5. Leia o livro e depois assista ao filme

Escolha um clássico que virou filme e leiam juntos, alguns capítulos de cada vez. Quando terminar, organize uma noite de cinema em família para assistir a versão cinematográfica. É uma ótima maneira de motivar os leitores relutantes.

6. Tenha livros por todos os cantos da casa

Cerque as crianças de livros desde cedo. Tente não deixar livros nas prateleiras.

Organize uma cesta com os livros do mês e coloque no meio da sala de modo que fiquem bem acessíveis para as crianças.

Deixe livros no carro, no banheiro, no quarto, em todos os cantos da casa! Deixe as crianças tocá-los, carregá-los e até mesmo levar os impermeáveis ​​para a banheira.

7. Leia em voz alta – mesmo quando eles não precisam

Ler em voz alta é educacional e social. Além disso, as crianças aprendem a ler melhor – e a amar mais – quando ouvem inúmeras histórias ao longo de muitos anos em um contexto significativo (pense em abraçá-los em seu colo). Ouvir também dá uma pausa aos leitores quando estiverem cansados.

8. Releia os mesmos livros

Os livros promovem o desenvolvimento inicial da linguagem. No início, as crianças notam as imagens; então, aprendem a virar as páginas e percebem que a história é sempre a mesma – todas as principais habilidades de pré-leitura. Livros com rimas são especialmente benéficos: Rimar ajuda na consciência fonêmica – reconhecendo repetições e sons. As crianças adoram rimas porque aprendem o que vem a seguir e podem interferir.

9. Comece a cozinhar

Pegue um livro de receitas e deixe seus filhos escolherem uma refeição para fazer com você. Peça para eles lerem a receita em voz alta enquanto você pica os ingredientes. Então, troque os papéis. Faça com que eles escrevam um menu também – incorporar a escrita na brincadeira também aumenta as habilidades de leitura.

10. Dê o presente que os mantém lendo

Quando seus filhos perguntarem sobre presentes de aniversário, sugira livros! Quando forem presentear os amigos de seus filhos, sugira que o presente seja um livro e peça para que eles escolham de acordo com o perfil de cada amigo. Você está ensinando aos seus filhos que os livros são uma forma de se conectar com outras pessoas.