EstudantesFamílias

Educação do futuro: drones, sustentabilidade e robótica alavancam novos aprendizados em escolas Maple Bear

Por 31 de março de 2022 Sem comentários

Inserção de novas tecnologias e atividades diferenciadas possibilitam aos alunos e professores vivenciar novas experiências

A pandemia e a digitalização aceleraram a transformação na área de educação, impactando as formas de ensinar e aprender em escolas de todo o mundo. Essa mudança não se deu apenas por meio de novas tecnologias, mas sim com novas abordagens e conhecimentos, possibilitando aos alunos e professores vivenciar novas experiências.

Na Maple Bear, rede de escolas bilíngue com metodologia canadense, o uso desses recursos auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes para o século 21, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e equilíbrio emocional.

Abaixo, reunimos iniciativas inovadoras de escolas Maple Bear pelo Brasil, que vão desde a realização de um hackaton para busca de soluções na área de sustentabilidade, atividades com drones (em ao menos três cidades) e até uma “copa” de robótica.

Jogo Energias Sustentáveis – Maple Bear Natal (RN)

Alunos do 5º ao 8º ano da Maple Bear Natal foram desafiados a criar o protótipo de um jogo que tem como objetivo solucionar um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ação faz parte do II Hackaton realizado pela escola em parceria com a Google For Education.

Energia Renovável foi o tema escolhido pela organização do evento. Foi discutida a necessidade de desenvolver um mundo onde a energia produzida seja sustentável e acessível a todos.

Com o tema escolhido, formaram-se 17 equipes, cada uma com cinco alunos, para buscar informações e desenvolver o protótipo de um jogo na tentativa de resolver o problema proposto. Após a criação e programação desse jogo, os alunos tiveram que defender o projeto para uma banca avaliadora formada por professores de diversas instituições brasileiras.

Escola de Drones – Maple Bear Cachoeiro (ES)

Outras escolas também inseriram drones em suas atividades. Na Maple Bear Palmas (TO), por exemplo, os alunos do ensino fundamental vão aprender a montar e pilotar esses equipamentos visando desenvolver habilidades como matemática, ciências, física, robótica e programação.

A nova atividade, que faz parte das atividades extracurriculares da escola, contará com encontros semanais no contraturno e aulas ministradas por instrutores capacitados pela Drones Kids. Na Maple Bear Rio Branco (AC), o intuito das aulas com drones é levar conceitos base da nova economia digital, como impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, de forma a preparar os estudantes para desafios futuros como cidadão e os do mercado de trabalho.

A atividade também é disponibilizada para o público externo, aos sábados, com custo mínimo.A pilotagem e construção de drones vão agitar o ano de 2022 da Maple Bear Cachoeiro de Itapemirim.

A escola fechou uma parceria com a Drone Kids School, primeira escola de drones voltada para crianças.

O projeto, com início previsto para este semestre, tem como objetivo incentivar as crianças a trabalhar em equipe, em uma realidade fora da tela, por meio da pilotagem e da construção de drones. Além disso, expande a aprendizagem de forma real e acessível, estimula o pensamento científico, crítico e criativo dos alunos por meio de desafios e testes realizados em sala. As aulas, que serão ministradas por professores da escola que foram capacitados pela Drones Kids School, serão oferecidas no formato extracurricular, no contraturno.

Copa do Mundo de Robótica – Maple Bear Goiânia (GO)

A Maple Bear Goiânia estimula o pensamento computacional de seus alunos desde a educação infantil. A experiência obtida nas aulas de robótica levou um grupo de alunos ao FIRA Brasil, torneio conhecido como “a Copa do Mundo da robótica”. Em dezembro, a equipe nomeada S.T.A.R.T., com alunos de até 14 anos, tiveram que executar duas missões para conquistarem uma vaga na etapa nacional do campeonato.

Na primeira, os alunos tiveram que programar um robô para atender a comandos como virar à esquerda e à direita, marcar gols, detectar pesos e colocá-lo sobre uma plataforma. Já na segunda missão, os robôs teriam que ser programados para deslocar pesos de um ponto a outro.

A terceira e última fase do torneio acontece ainda neste ano. Por meio de eventos como este, os alunos são estimulados a solucionar problemas complexos, integrando conhecimentos interdisciplinares, além de expandirem o interesse por temas ligados à ciência e à inovação.

Além de tecnologia e sustentabilidade, a rede desenvolveu atividades relevantes nas áreas de matemática e responsabilidade social.

Na Maple Bear Catanduva (SP), por exemplo, a turma do 4º ano do Ensino Fundamental participou da maior olimpíada de matemática interclasses do mundo (Mathématiques sans Frontières – OIMSF), obtendo a ‘Medalha Ouro Nacional’. As provas aplicadas na competição conciliaram a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo, além do domínio da língua inglesa.

Destaque também para a atividade ‘Trocas e Trocos’, que visa apresentar aos alunos conceitos simples de matemática financeira. Após as aulas, os alunos participaram de uma série de tarefas, como vendas de produtos e apresentações, para arrecadação de fundos. As tarefas dessa turma renderam mais de R$ 3 mil, quantia que foi doada ao projeto ‘Amor e Alimento’, que leva alimentação e cuidado para pessoas que necessitam.