EstudantesFamílias

Defasagem escolar: o que fazer?

Por 4 de março de 2022 Sem comentários

defasagem escolar

A defasagem escolar é compreendida como a distância entre o que um estudante sabe e o que ele deveria saber em seu atual ano letivo.

É o clássico problema do aluno que está “atrasado” na escola. O seu nível de conhecimento, do que ele aprendeu, para sua série atual.

Por exemplo, o aluno domina conhecimentos necessários para ir bem no 7º ano. Porém, esse mesmo aluno já se encontra no 9º ano letivo e, portanto, não consegue ter um bom desempenho.

Dessa forma, é comum que o estudante não consiga avançar de série com boas notas, com um aprendizado efetivo. E nos próximos anos, essa defasagem tende a se elevar se nada for feito para resolver o problema.

Nesse ponto, o mais comum é que o aluno em defasagem acabe por desistir dos estudos. Pois ele não consegue mais acompanhar o que é ensinado em sala de aula, devido a defasagem nos anos anteriores.

Assim, a defasagem escolar é um dos problemas que costuma levar a casos de evasão escolar. Pelos professores de todo o país, ela é apontada como o maior entrave para que o profissional consiga cumprir o currículo escolar do ano letivo.

Reforço escolar é o melhor caminho?

Até alguns anos atrás, o reforço escolar era visto como algo vergonhoso, como se o aluno não tivesse a capacidade de aprender determinado conteúdo na escola ou mesmo na faculdade, mas hoje a realidade é outra, e essa prática é vista com outros olhos.

O reforço escolar é uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor a matéria passada na escola, e assim ajudar na fixação do conteúdo em sua mente, não decorando o que está sendo ensinado, mas sim, entendendo e buscando aplicar de alguma forma, em sua vida ou em atividades diárias.

Há aqueles pais que ajudam seus filhos nas tarefas escolares, e isso é ótimo, pois, esse tipo de atitude estreita as relações familiares, mas muitas vezes, esses pais não conseguem tirar todas as dúvidas, ou como aprenderam determinado conteúdo há alguns anos atrás, talvez os seus conhecimentos estejam desatualizados, o que pode prejudicar o processo de aprendizagem da criança.

Reforço escolar é uma força extra no processo de aprendizagem

A primeira coisa que é preciso compreender, é que o reforço escolar não deve ser tratado como algo que seja mais importante do que o conteúdo aprendido em sala de aula, o reforço escolar é um complemento desse material.

Claro que o professor de reforço escolar tem o mesmo potencial para ensinar, que um professor que leciona em sala de aula, o fato que este último não pode ser substituído, uma vez que, o processo de aprendizagem em sala de aula é essencial para o desenvolvimento da criança como pessoa, pois ali, além de aprender a ler e escrever, ele aprende a socializar e a viver em sociedade.

Portanto, o professor responsável pelo reforço, se apresenta como uma força extra para auxiliar no processo de aprendizagem, nos momentos em que o aluno esteja com mais dificuldade em uma matéria.

Dessa maneira, o reforço pode ser tratado como uma forma de permitir que a criança, tenha contato por mais tempo com aquele conteúdo que tenha mais dificuldade em compreender.

Seus filhos estão precisando de REFORÇO ESCOLAR?

O Kogno Vila Madalena oferece uma AULA DIAGNÓSTICA GRATUITA para entender as reais necessidades de cada aluno e assim personalizar o caminho a seguir.

Fonte: