EscolasGestores

Como a escola pode ajudar no desenvolvimento profissional de sua equipe?

Por 20 de agosto de 2021 Sem comentários

Como a escola pode ajudar no desenvolvimento profissional de sua equipe?

De 2020 para cá, o calendário escolar foi alterado, as avaliações, revistas, e todas as áreas das escolas precisaram adaptar-se a uma nova realidade. Porém, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, os funcionários da Educação ainda têm a responsabilidade de manter suas certificações e seu desenvolvimento profissional em dia.

Entretanto, com todo o ocorrido, as necessidades de desenvolvimento da equipe se tornaram diferentes. Quais itens a gestão deve focar em prover: seriam ensino tecnológico e autocuidado? Quais são as habilidades e competências urgentes para a formação de professores? Com as escolas reabrindo para ensino presencial, os educadores podem sentir-se limitados na hora de avaliar o progresso das turmas após longos períodos fora da sala de aula. Também podem ter dúvidas de como planejar uma implantação de iniciativas de recuperação ou de educação corretiva para turmas de alunos, por exemplo.

Atente-se ao aumento de demandas e burocracias

Com todas as mudanças que aconteceram a partir de 2020, a rotina administrativa das escolas sentiu o impacto da maior prestação de contas provindas das demandas geradas durante a pandemia. Afinal, hoje em dia é necessário garantir não só um bom projeto político-pedagógico, mas também as questões de biossegurança. Além, é claro, de deixar as movimentações explícitas em todos os contatos com as famílias novas e antigas, para que saibam como a escola tem se posicionado para viabilizar saúde e segurança a todos.

Invista em desenvolvimento profissional e socioemocional

Embora tenha se falado muito a respeito do aprendizado social e emocional do aluno, é necessário pensar e investir em dinâmicas para a reinserção do educador na escola nesse retorno às aulas presenciais, e isso é, sim, parte de uma estratégia de formação continuada de professores. De atividades para pausas cerebrais até a revisão de sinais de traumas, incorporar o bem-estar da equipe como parte do desenvolvimento profissional não é apenas bom, como também é necessário. Logo, vale considerar todas as áreas da escola, e não apenas a equipe docente. Garanta que a sinergia e segurança da comunidade escolar seja sentida por todos.

Use o vídeo para demonstrar e compartilhar boas práticas

Evidências mostram que o vídeo quando está disponível é altamente eficaz para apoiar e ajudar a refletir sobre suas práticas. Por exemplo, os professores podem ter a oportunidade de observar “boas práticas”, seja por meio de observações ao vivo do ensino de outros, seja por meio de exemplos de vídeos pré-gravados.

Assegure-se de que exista senso de presença

É provável que muitos profissionais precisem de apoio extra para se manterem engajados e motivados, especialmente quando o desenvolvimento profissional foi remoto e há muitas outras demandas de tempo. Instigar o senso de pertencimento durante a formação, consequentemente, pode ajudar a aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos. A prática pode ser estabelecida por meio do espaço aberto para diálogo, instruções, sugestões, questionamentos e incentivos à equipe, fazendo uso inteligente da tecnologia.

Ofereça recursos de alta qualidade a todos

Falando em tecnologia, a secretaria escolar é, de certa maneira, o coração de uma escola, já que atende do público interno ao público externo. Em tempos de pandemia, o desafio foi prover a melhor estrutura para que esse trabalho continuasse rodando de modo impecável. Foi aí que a tecnologia agiu precisamente e, também, é onde há necessidade de investir em mais desenvolvimento profissional para que o setor continue se modernizando.

Recursos consistentes e de alta qualidade devem estar disponíveis para toda a equipe da sua escola. Já falamos aqui no blog sobre as matrículas online e as novas interações digitais, por exemplo, que facilitam a administração. Isso pode ajudar a viabilizar mais consistência à mensagem que a escola deseja passar.

Organize-se!

• Você pode criar uma planilha separando os profissionais por nível e as maiores necessidades de cada um;
  • Contratar ajuda extra para auxiliar na formação de professores e demais funcionários. Semanas antes das conversas, dar à equipe docente tempo para refletir individualmente;
  • Designe um líder para cada grupo. Ele será responsável por intermediar e facilitar as discussões;
  • Apoie os líderes de seu grupo, compartilhando sugestões sobre como manter as conversas fluindo, como incluir a todos nos diálogos e como evitar a negatividade.

Os líderes escolares devem fornecer o tempo e o espaço para todos aprenderem uns com os outros e crescerem juntos. Talvez o melhor desenvolvimento profissional que a equipe precise nesse momento de reabertura presencial se encontre nas experiências dos colegas.