EscolasGestores

Como organizar uma reunião de pais e professores para essa retomada?

Por 15 de julho de 2021 Sem comentários

Como organizar uma reunião de pais e professores para essa retomada?

O surto de Covid-19 exigiu que as escolas pensassem em medidas de controle em relação à presença de pais e outros visitantes em seu espaço físico. Assim, eventos foram remodelados ou adiados. Por exemplo, a reunião de pais e professores durante o último ano, ocorreu virtualmente e com uma série de novas dinâmicas. Mas, com a retomada das aulas presenciais e após todo o ocorrido, a importância de planejar boas conferências entre famílias e professores ganhou mais peso.

LEIA TAMBÉM: Sua escola está preparada para a campanha de matrícula e rematrícula?

Após as férias de julho, agosto promete muita novidade, e é essencial não ser pego de surpresa, já organizando um roteiro para reunião de pais e professores à altura das expectativas nutridas pelos pais. Essa será a oportunidade para que educadores e gestores forneçam às famílias informações detalhadas sobre o aprendizado de suas crianças e jovens, o que exige nutrir um esforço para ser gentil, já que todos ainda estão lidando com muitas exigências e frustrações.

Dicas para organizar a reunião de pais e professores

Pratique a comunicação efetiva

O crescimento do aluno depende não apenas das famílias e dos educadores estarem na mesma página, mas também de uma comunicação consistente. Portanto, é uma boa ideia aproveitar a reunião de pais e  professores para perguntar como está se dando a progressão escolar sob a perspectiva deles. O que correu bem? O que foi um desafio? Pode ser revelador ouvir pais e responsáveis, especialmente no ensino híbrido ou totalmente à distância. Aproveite essa oportunidade de se relacionar e dar-lhes uma visão sobre quem é a criança ou adolescente quando aluno.

Não chegue despreparado

Os pais provavelmente perguntarão aos professores: Como está meu filho? É bom compartilhar exemplos específicos prontos, mostrando em que pontos o estudante está se destacando e em quais áreas ele precisa de mais prática ou apoio. Esteja, também, pronto para responder à pergunta: Como posso ajudar meu filho? Monte uma lista de recursos e estratégias para indicar. Os pais sempre ficam gratos quando contam com exemplos concretos e visuais para ajudá-los.

Compartilhe informações com antecedência

Há muitas informações para adentrar e assuntos mais e menos importantes a serem priorizados. Evite certos estresses ao se reunir com as famílias, dando-lhes o máximo de informações com antecedência. Dessa maneira, você pode se concentrar nas informações-chave quando estiverem juntos, dando aos pais ou responsáveis a oportunidade de fazerem perguntas.

Abra espaço para o socioemocional

Lembre-se da importância de perguntar às famílias sobre o bem-estar social e emocional dos alunos. Isso sempre foi importante, mas agora, diante de todas as mudanças na vida escolar, é essencial. Pais e responsáveis pela educação têm uma grande percepção de como o aluno está se sentindo, e essa conversa tem muito o que agregar às dinâmicas da sala de aula.

Ao iniciar a conversa, lembre às famílias que o objetivo da reunião de pais e  professores é compartilhar informações sobre o progresso e o crescimento acadêmico dos discentes. Porém, todos os pais têm orgulho de seus filhos e querem ouvir quais são os pontos fortes e os desafios deles. Certifique-se de discutir ambos os tópicos, começando com os aspectos positivos.

Mantenha o acompanhamento

Um e-mail, um telefonema ou qualquer outro tipo de comunicação direta voltado para pais ou responsáveis após a reunião de pais e  professores, tocando em algo específico discutido na conferência, mostra seu investimento no desenvolvimento dos alunos.

Cada escola tem requisitos diferentes relacionados a conferências de pais e professores e cada professor tem seu próprio estilo, sabendo o que funciona para si e para as famílias durante esses momentos. As dicas do que fazer e não fazer apenas fornecem algumas ideias novas ou confirmam que você está no caminho certo. Boa reunião de pais e  professores!