EscolasFamíliasGestores

Desempenho do estudante é influenciado por ambiente escolar e familiar

Por 22 de junho de 2021 Sem comentários

Desempenho do estudante é influenciado por ambiente escolar e apoio da família

O desempenho escolar está sujeito a um contexto de múltiplos fatores, todos relacionados ao estudante, à escola e à família. Segundo uma pesquisa publicada na revista “Psico-USF”, conduzida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e focada no desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, este fator é influenciado pelo ambiente escolar e familiar em que os jovens estão inseridos. Da mesma maneira, foi apontada uma forte correlação entre sensação de pertencimento à escola e suporte emocional recebido da família e o aprendizado demonstrado pelo aluno em algumas disciplinas.

Para chegar a este resultado, o estudo usou como base de dados o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015. A partir dele, obtiveram os relatos de 23.141 alunos, dos 27 estados brasileiros, a maioria deles oriunda de escolas estaduais, com faixa etária de 15 a 16 anos. O objetivo foi analisar o potencial impacto da relação do estudante com a escola e a família nos escores de desempenho em Matemática, Leitura e Ciências.

Ambiente escolar e familiar de qualidade

O trabalho mostrou que a qualidade do suporte dos pais reflete em como o estudante se sente na escola e, posteriormente, na concentração que emprega ao fazer avaliações escolares.

A autora principal do estudo, Mayra Antonelli Ponti, da USP, observou que o ambiente escolar e o familiar são muito importantes para o desempenho dos estudantes e reiterou a necessidade de essas dimensões serem alvo de políticas públicas na área da Educação. “É fundamental haver um olhar contextualizado e integral para o jovem de tal forma que garanta um desenvolvimento saudável e um aprendizado efetivo”.

Ainda de acordo com a pesquisadora, “com apoio familiar e se sentindo pertencente a um grupo, como no caso da escola, o aluno terá maior potencial de direcionar suas energias para os estudos e a se empenhar de maneira mais intensa a propósitos que são compartilhados com os familiares, professores e colegas”.

Ensino remoto traz novos olhares

Com a pandemia, o pertencimento à escola pode ter outras interpretações devido ao ensino remoto. Muitas escolas estão buscando um padrão mais sustentável e de longo prazo de aprendizagem em casa, partindo da importância de cultivar um senso de comunidade à distância e envolver a família na escola. Juntamente ao esforço para garantir que as crianças e os adolescentes tenham acesso a recursos tecnológicos, é fundamental o reconhecimento dos espaços destinados à fala e a troca com os colegas, bem como ver seus professores.

Se observarmos escolas que são exemplo em boas práticas, o que mais se destaca em suas atuais trajetórias é o forte senso de pertencimento e a “presença do professor” que seus ambientes escolares têm sido capazes de manter, variando de usar a função de comentários da plataforma de aulas online para fins de feedback e respostas às mensagens até uma função mais analítica, de conferir exatamente como os estudantes estão engajados em suas tarefas, mesmo durante esse período de ensino remoto, ou de contatá-los e apoiá-los em suas dificuldades.

Fontes: Sensação de pertencimento e suporte da família melhoram desempenho escolar; Academic achievement and the effects of the student’s learning context: a study on PISA data.