Maple Bear abre mais 2 escolas no Distrito Federal

Por 27 de janeiro de 2022 Sem comentários

Maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear começa 2022 em Brasília com duas novas casas em operação: uma localizada na Asa Norte e outra na região Sudoeste. A ideia é ampliar a oferta de ensino em dois idiomas (português e inglês de forma imersiva) e com metodologia inovadora, atendendo tanto alunos que já estavam na rede como novos. A Maple Bear planeja ainda, nos próximos meses, abrir mais duas escolas, na Asa Sul e Águas Claras, totalizando um investimento de mais de R$ 10 milhões em educação básica no Distrito Federal.

“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, Brasília irá receber nossas primeiras escolas próprias da Maple Bear. Elas serão modelos para colégios de outros estados, nos ajudando a desenvolver e replicar práticas pedagógicas e administrativas. Será um dos nossos principais investimentos no ano e pretendemos chegar ao fim de 2022 com cerca de mil alunos. Em três anos, esperamos chegar a cerca de 3 mil alunos, auxiliando a educação brasileira em um de seus principais desafios: a fluência na segunda língua”, afirma André Quintela, CEO da Maple Bear.

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 567 escolas em 30 países, Maple Bear atende a 45 mil alunos, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (High School) de alta qualidade. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas, a Maple Bear é também parte do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.

A metodologia canadense – reconhecida como a melhor entre os Países de língua inglesa pelo PISA, programa de avaliação da OCDE – existe há mais de 50 anos e atua de forma robusta no desenvolvimento dos jovens, favorecendo o despertar da paixão pelo aprendizado e a abertura de horizontes aqui e no exterior. Outro foco importante é o desenvolvimento nas crianças da criatividade e de um senso crítico e de resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o Século 21, sendo isso realizado sempre de forma e aplicável ao dia a dia.

Para isso, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual buscamos que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem, para que os alunos, ao mesmo tempo em que realizam atividades divertidas e estimulantes, busquem conhecimento.

Fluência no segundo idioma

De acordo com o EF English Proficiency Index 2021, um dos maiores estudos sobre proficiência em inglês já realizados e que contou com mais de dois milhões de participantes em 112 países, o Brasil ficou a apenas em 60º lugar, sendo classificado como baixa proficiência, atrás de países como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.

Para superar esta barreira com eficácia, a Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada, mas sim aulas e atividades são ministradas em inglês. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. A necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. De forma geral, os alunos Maple Bear costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

A diretora da Maple Bear Asa Norte completa ainda que “A alfabetização numa segunda língua, não traz apenas o benefício da comunicação em outro idioma. Juntamente com a proficiência na língua estrangeira, o jovem adquire outras habilidades tais como: pensamento de forma mais ampla, resolução de problemas e fácil adaptação e respeito a outras culturas. Estas habilidades fazem a ponte para um mercado global promissor”.

Operação e atividades

Presente no DF há 15 anos, a nova sede da Maple Bear Asa Norte começa a operar em fevereiro e já está com matrículas abertas. Em um terreno de 11 mil m², no setor de Grandes Áreas Norte 916, a escola tem mais de 6 mil m² de área construída para os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Também em fevereiro, a Maple Bear estará presente no Sudoeste EQSW 303/304. Nos amplos ambientes da escola, serão oferecidos os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As novas escolas contarão, além do programa e metodologias completos Maple Bear, com a supervisão presencial de educadores canadenses, a oferta do Summer Camp Canadá 2022 (em conjunto com a rede); período da manhã com opção de integral e ou programa After School com atividades esportivas e culturais complementares; e alimentação balanceada e saudável desenvolvida por nutricionistas na escola (opcional).