Gestores

Qual é o papel do professor na Educação Infantil?

Por 18 de março de 2021 Sem comentários

Ao procurar pela escola ideal para matricular as crianças, além de avaliar a infraestrutura da instituição e sua metodologia de ensino, conhecer os professores é parte essencial do processo. Afinal, o papel do professor, principalmente na Educação Infantil, vai além de somente transmitir conhecimentos. Suas atribuições e responsabilidades, que foram se modificando ao longo do tempo, tornaram-se ainda mais significativas.

A importância do professor na Educação Infantil

Os educadores são fundamentais para a transmissão de conhecimentos e também para conduzir as crianças a um processo de aprendizagem contínuo. Além de participar da formação dos jovens cidadãos e desenvolver o lado social deles, os professores orientam as crianças em diversos aspectos. Cabe a eles atuar facilitando e incentivando seu desenvolvimento.

Educar

A transmissão de valores na fase inicial da vida de uma criança é primordial. O professor deve ser capaz de apresentar competências como ética, respeito, solidariedade e cooperação, entre tantos outros pontos relevantes para o desenvolvimento de um indivíduo. O ensino desses valores evita e até diminui as chances dessa criança apresentar condutas inadequadas.

O ambiente escolar é o lugar certo para incentivar a troca de saberes e as descobertas. O professor irá direcionar muitas das ações da criança, porém sem limitar seu processo de aprendizagem.

Cuidar

Profissionais que lidam com bebês e crianças pequenas, de 0 a 3 anos, precisam adotar cuidados específicos para o desenvolvimento delas nesse momento inicial da vida, quando elas ainda não têm autonomia. Em idades um pouco mais avançadas, como a partir dos 4 anos, os cuidados mudam um pouco e demandam outros tipos de atenção.

Cuidar de uma criança em um ambiente voltado para a educação exige cooperação entre os profissionais, além de diversos conhecimentos que, muitas vezes, extrapolam a área pedagógica. Agir de maneira carinhosa, solidária e paciente ajuda a formar laços afetivos e dar exemplos à criança. Esse cuidar está relacionado a valorizar e entender a realidade do educando até mesmo fora da escola, atuando para agir sob seu desenvolvimento integralmente.

O professor, por vezes, é um dos exemplos mais próximos que a criança vai ter depois dos seus pais. Por isso, é essencial que o professor seja interessado e dedicado à sua profissão, sempre buscando melhorar suas qualificações. Afinal, ele é um dos principais responsáveis pelo processo de aprendizagem e formação do indivíduo na Educação Infantil.