Gestores

Ensino híbrido: tendência para a educação em 2021

Por 4 de março de 2021 Sem comentários

Em 2020, nossas vidas passaram por grandes mudanças, tanto em nosso trabalho como em nossas relações sociais com amigos e parentes: tudo foi modificado com a chegada do Coronavírus. Uma das áreas mais afetadas por essas mudanças é a da Educação. Ano passado, as instituições tiveram de aderir ao modelo de ensino à distância (EAD), e isso acabou aproximando cada vez mais alunos e professores do meio digital.

Muitas instituições, principalmente aquelas voltadas a estudantes do Ensino Superior, já ofereciam algumas opções de cursos à distância ou pelo menos algumas disciplinas da grade curricular de certos cursos em formato EAD. Esse processo de aprendizagem que insere a educação no ambiente digital também está presente no ensino híbrido, captando aquilo que existe de vantajoso tanto no ambiente digital como no presencial a fim de amplificar a experiência educativa.

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma metodologia de ensino que alia a aprendizagem de modo presencial ao remoto. Surgiu da ideia de melhorar o ensino por meio da combinação de tecnologia e educação; assim, o aluno consegue estudar em sala de aula e interagir com outros estudantes, assim como aprender de maneira individual em ambiente online

Vantagens do ensino híbrido

Com esse aprendizado de modo remoto, os alunos conseguem utilizar recursos tecnológicos para aprender dentro e fora da sala de aula, o que gera mais autonomia aos estudantes. O objetivo do ensino híbrido é que esses dois tipos de ensino se complementem, ampliando a aprendizagem e tornando as atividades escolares mais dinâmicas e personalizadas.

Existem alguns modos de se trabalhar com o ensino híbrido. Os professores podem guiar processos de pesquisas e coleta de materiais na internet, por exemplo. Além disso, as aulas podem ser integradas, com discussões na sala de aula a respeito de algum tema que deve ser estudado pelos alunos em casa. Ter esse contato com determinado assunto antes da aula pode melhorar o desempenho da turma e até mesmo o entendimento da matéria apresentada.

Também é possível realizar uma rotação de laboratório, em que se divide os alunos em dois grupos: um deles irá realizar tarefas no ambiente digital, em laboratórios, e o outro, presencialmente, em sala de aula.

Melhorar o aprendizado não é uma tarefa simples, porém é um dos objetivos do ensino híbrido. Por meio dele, é possível extrair o máximo da capacidade de cada estudante. Ainda que as aulas voltem presencialmente esse ano, o momento que passamos ainda não possibilita receber na escola todos os alunos ao mesmo tempo. Apostar no ensino híbrido nesse caso pode ajudar muito!

A partir de agora, a tendência é que essa metodologia de ensino ganhe ainda mais espaço, atingindo escolas de Ensino Fundamental e Médio.