Gestores

Como adotar práticas inclusivas em escolas

Por 11 de março de 2021 Sem comentários

A escola é um ambiente que deve estimular o aprendizado por meio do respeito à diversidade. Para isso, os professores devem estar empenhados em conhecer metodologias e oferecer recursos para trabalhar a inclusão dentro da sala de aula.

Ao inserir um aluno com deficiência em atividades escolares, é preciso incentivar sua participação e autonomia. A inclusão acontece de maneira adequada quando os estudantes conseguem interagir entre si de modo respeitoso. A integração desses alunos não é uma tarefa fácil, pois demanda infraestrutura, prática de metodologias adequadas e capacitação de professores e profissionais da escola.

Avalie o perfil dos estudantes

Para oferecer um ensino inclusivo, é necessário oferecer um ambiente acolhedor, a fim de que os alunos possam agir e se expressar de modo natural. Para que se avalie adequadamente a evolução desses educandos, é importante que os professores conheçam o perfil de cada um deles, assim como suas limitações e habilidades. Esse processo pode ser facilitado com a avaliação de competências e, principalmente, com conversas com os pais.

A partir desse perfil, o docente consegue elaborar atividades com recursos com os quais o aluno mais se identifica, sempre buscando envolver toda a sala nas atividades propostas.

Capacite os funcionários

Capacitar os professores, coordenadores e demais funcionários da escola também é uma prática inclusiva que deve ser adotada. É essencial que esses profissionais busquem atualização constante e se dediquem a estudar novas práticas e tecnologias que surgem para auxiliar a escola no desenvolvimento desses alunos. Por meio de reuniões entre os professores e os coordenadores, é possível também trocar experiências e aprendizados, além de definir ações que podem auxiliar nesse processo de inclusão.

Invista em infraestrutura

Um fator muito importante para adotar a inclusão em escolas é adequar as suas instalações. Se a escola não oferecer autonomia dentro das suas instalações, certamente aquele aluno não vai se sentir à vontade para aprender e poderá até apresentar dificuldades em socializar. Algumas adaptações, como facilitação de acessos, instalação de elevadores e reforma de banheiros, já estão previstas na lei. No entanto, alguns ambientes, como salas de aula, também podem precisar de mudanças.

Ofereça recursos para aprendizagem

Em uma proposta de ensino inclusiva, as ferramentas tecnológicas podem ser essenciais, principalmente para oferecer opções e recursos de aprendizagem. Trabalhar com diferentes mídias e plataformas pode auxiliar a desenvolver as capacidades dos alunos. Sempre que possível, os professores podem utilizar objetos que envolvam a visão, o tato, o olfato ou a audição. Estudantes com algum tipo de deficiência conseguem trabalhar melhor suas capacidades com materiais que envolvam seus sentidos.

O papel do professor na inclusão

Nesse processo de inclusão, o professor tem o grande papel de ser não apenas o mediador, mas também o exemplo.

Valorizar as diferenças e proporcionar a todos um ambiente respeitoso é fundamental para a inclusão. O docente deve incentivar os alunos a cooperarem e ajudarem uns aos outros, desenvolvendo dinâmicas que integrem os alunos e promovam o companheirismo entre eles. Deve, ainda, estimular os estudantes a entender as suas limitações e as do próximo e, principalmente, levá-los a respeitar aquilo que é diferente.

É importante que os professores também respeitem o tempo de aprendizagem de cada aluno e trabalhem com paciência e cuidado no desenvolvimento deles. A confiança que o aluno precisa para se sentir capaz pode vir do incentivo e do apoio do professor.

Agora que você conta com todas essas informações, acesse nosso site e realize uma busca pela Sua Escola Ideal.