EscolasFamílias

Maple Bear mostra na Bett Brasil como abordagem canadense prepara alunos para desafios do Século 21 e para a vida

Por 11 de maio de 2022 Sem comentários

Maior rede de escolas bilíngues do mundo apresenta crescimento sólido e busca levar para cada vez mais famílias metodologia de ensino reconhecida internacionalmente.

A Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, irá apresentar na Bett Brasil 2022 como está preparando seus alunos para um mundo em constante transformação, por meio de vários programas e ferramentas educacionais que aprimoram a experiência acadêmica em todo o mundo. A Maple Bear está presente em 31 países, sendo que no Brasil soma atualmente 171 escolas em operação e mais de 30 mil alunos. A rede é líder mundial no ensino bilíngue e oferece no Brasil e no exterior as práticas educacionais canadenses reconhecidas como as melhores entre os países de língua inglesa segundo avaliações internacionais. Além da expansão geográfica, as escolas Maple Bear têm crescido também em número de alunos, com cada vez mais alunos evoluindo da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e Médio.

“Muitos educadores, mantenedores e empresas atuantes no setor de Educação buscam contato com a Maple Bear para diversos propósitos. Para nós, a Bett Brasil é uma oportunidade para compartilharmos com a comunidade educacional um pouco dessa expertise, construir contato direto visando inovação e aprimoramento e, claro, abrir oportunidades para que possamos levar a educação canadense a ainda mais pessoas no Brasil e no exterior. A pandemia teve grandes reflexos no ensino e algumas de nossas iniciativas de adaptação apontaram caminhos interessantes para este momento de retomada das aulas presenciais”, afirma André Quintela, CEO da Maple Bear para a América Latina.

No começo da pandemia, a Maple Bear rapidamente ajustou seu modelo de educação em sala de aula e treinamento e suporte aos professores. Desenvolveu a Maple Bear Digital Community, um ambiente online onde milhares de alunos em todo o mundo já se beneficiaram dos estudos, atividades e suporte integral oferecidos por meio desta plataforma. Apenas no Brasil, foram realizadas mais de 6 milhões de aulas.

A Maple Bear desenvolveu também algumas iniciativas importantes: adaptação de seu modelo presencial para interações digitais, programas de sustentabilidade e empreendedorismo e uso de novas tecnologias.

A aprendizagem baseada em investigação, despertar da paixão pelo estudo e habilidades do século 21 – pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e equilíbrio emocional, é outro fator fundamental e se traduziu na Maple Bear em iniciativas de cidadania global e empreendedorismo. Por exemplo, o Global Connections for Sustainability conectou professores e alunos de diferentes localidades para aprender juntos e construir conhecimento sobre sustentabilidade. Com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU como guia, os alunos colaboraram para obter uma compreensão do clima, cultura e condições de vida em outros países.

Em outro projeto, alunos tiveram um workshop sobre empreendedorismo, ferramentas e habilidades úteis na criação de modelos de negócios disruptivos. Eles formaram grupos e criaram um plano de negócios inicial para uma startup real, dando origem a ideias criativas que poderão se concretizar. Mais recentemente, escolas no Brasil adotaram cursos regulares de drones, montagem e pilotagem, aplicando assim vários conhecimentos teóricos de forma prática e divertida. Outro exemplo importante foi a equipe formada por alunos da Maple Bear Goiânia, que venceu torneios nacionais na área da robótica.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, capacidade de atuar confortavelmente em ambientes diversos e multiculturais e resiliência, entre outras, são fundamentais. Caminhamos para um ensino cada vez mais transversal e multidisciplinar, com foco em um conhecimento aplicado e no desenvolvimento de um aluno/cidadão responsável por seu próprio aprendizado, seja em um ambiente físico – o qual consideramos continuará a ter um papel central – ou online, que deve permanecer de forma complementar. A maior adaptabilidade e a atenção ao aspecto emocional também têm papel importante, pois são a base da convivência e desenvolvimentos nas esferas pessoal, escolar e profissional”, completa André Quintela.

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, atendendo mais de 45 mil alunos, a Maple Bear é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Ministrada em um ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com mais de 170 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.