EscolasGestores

Estratégias para aumentar o comprometimento dos alunos em sala de aula

Por 13 de agosto de 2021 Sem comentários

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, mais estudantes estão retornando às aulas presenciais. Muitos jovens, no entanto, chegam à escola desatentos após mais de um ano tendo aulas em regime remoto ou híbrido. Os educadores, então, passam por mais um desafio: como reconquistar o comprometimento dos alunos em sala de aula?

A Sua Escola Ideal dá seis dicas para professores elevarem o nível de engajamento dos estudantes e driblarem as consequências do isolamento social em suas vidas.

Aumentando o comprometimento dos alunos em sala de aula após a pandemia

1. Fortaleça sua ligação com os alunos

Educadores são fontes de inspiração para muitas crianças e adolescentes. Todos se lembram com carinho de algum(a) professor(a). Pensando no cenário atual, uma das consequências do isolamento social para os estudantes é a fragilidade emocional ou mesmo a insegurança sobre suas habilidades. Assim, um(a) professor(a) que se demonstre solícito(a) e que afirme a capacidade de seus estudantes é fundamental para que os jovens mantenham o engajamento escolar.

1. Elabore atividades sobre temas atuais

Nesse ano em casa, nem todos os alunos tiveram como expor suas ideias e seus pensamentos. Elaborando atividades que abordem temáticas recentes, além de levar informações atualizadas à turma, o(a) professor(a) lhes dá a oportunidade de se expressarem. Desse modo, eles se sentem pertencentes ao ambiente escolar e à sociedade, já que suas vozes são ouvidas.

1. Crie tarefas com suporte da tecnologia

O isolamento social fortaleceu o uso de tecnologias de comunicação. Mesmo com a volta das atividades presenciais, isso permanecerá. As crianças e os adolescentes, que já estavam conectados à internet, se familiarizaram mais ainda com o mundo digital. Assim, atividades que trabalhem com aplicativos interativos, jogos educativos e vídeos que levem informação de maneira divertida podem intensificar o comprometimento dos alunos em sala de aula por usarem tecnologias que eles gostam e com as quais já estão acostumados.

Além disso, o engajamento escolar não precisa ser desenvolvido só dentro da instituição de ensino. Por exemplo, atividades que envolvam vídeos do YouTube podem ser lições de casa interessantes devido ao dinamismo proposto.

1. Incentive o trabalho em equipe

Os alunos passaram muito tempo longe dos colegas de sala e provavelmente estão com saudades de conversar e interagir com eles. Use isso a seu favor! Pense em propostas de atividades que envolvam pesquisa, discussão e apresentação em dupla ou em grupo.

1. Motive os alunos a respeito dos seus pontos positivos

Quem nunca ficou chateado com alguma nota baixa? Isso pode ser motivo para um estudante desistir de alguma matéria ou, ainda, desejar mudar de escola, acreditando que em outra instituição de ensino tudo será mais fácil.

Por isso, é importante que, em uma correção, o(a) professor(a) reforce os acertos dos alunos, não apenas os erros. E mesmo estes podem ser corrigidos. O comprometimento do aluno em sala de aula aumenta quando ele se dá conta que qualquer nota baixa é reversível e que o(a) professor(a) acredita que ele pode melhorar.

1. Estimule as competências e a autonomia dos alunos

Mais do que informações algo que os jovens podem facilmente achar na internet , os alunos precisam de conhecimentos. Isso engloba um conjunto de competências que vão da capacidade de articular e refletir sobre os fatos até a curiosidade ao querer saber mais.

Elabore atividades escolares que não apenas envolvam pesquisa, mas também competências como interpretação de texto, raciocínio lógico, diálogo com público, exercício de liderança e consciência de trabalho em equipe.

Também não se esqueça de que cada aluno tem personalidade própria. Para alguém mais tímido, por exemplo, um seminário já é um desafio. Por isso, a motivação por parte do(a) professor(a) sempre é importante. Com o tempo, seus alunos agirão com mais autonomia na busca de conhecimentos e terão mais autoconfiança em qualquer tarefa que realizem.

Gostou das estratégias para aumentar o comprometimento dos alunos em sala de aula? Siga acompanhando o portal da Sua Escola Ideal para mais dicas.